Cinco vantagens da gestão online para conselhos profissionais

A proximidade com os inscritos, a rotatividade dos profissionais e o grande número de atividades que envolvem a gestão de um conselho profissional são apenas alguns desafios encarados por estas organizações no dia a dia. Em sua maioria, as autarquias ainda contam com gestão offline, o que demanda grande tempo para qualquer tipo de pesquisa ou serviço, além de não promover a aproximação com os inscritos.

Para facilitar a rotina e trazer aos inscritos serviços e soluções mais rápidas e eficientes, investir em sistemas de gestão é um passo fundamental. É o que mostra o advogado e executivo da HBSIS Soluções em TI, Luciano Bridi. Atuando diretamente com uma solução voltada para este público, o HB.Conselhos, Luciano aponta cinco vantagens que fazem da gestão online uma saída para a otimização da rotina das autarquias.

Confira cinco vantagens listadas pelo executivo trazidas pelo uso da gestão online em conselhos profissionais:

Aproximação entre conselho e inscrito: mesmo estando em uma cidade distante da sede do conselho, através do uso de um sistema online o inscrito poderá ter acesso tanto a notícias relacionadas ao seu meio de atuação quanto a serviços do dia a dia. “Sistemas online pensados para este tipo de negócio reduzem, por exemplo, o atraso na emissão de certidões e pagamentos de mensalidades, já que elas podem ser impressas via web”, explica Luciano.

Sustentabilidade: a redução do uso de papel fica evidente, já que diversos documentos podem ser enviados de forma eletrônica e excluem a necessidade de serem armazenados fisicamente. “A digitalização, inclusive, auxilia na proteção da memória da entidade, já que acaba com a possiblidade de extravio de documentos históricos ao longo dos anos, bem como a deterioração”, salienta o executivo.

Demanda rápida: outro ponto impactante da gestão web é que a integração entre setores facilita a solução de diversos problemas, reduz a necessidade de busca de informações e transforma os serviços em ações mais rápidas.
Segurança dos dados: Luciano explica que, mesmo que o sistema de gestão seja desenvolvido para a web, ele só pode ser acessado através de login e senha e que cada profissional tem acesso apenas aos dados que lhes são de competência: “Além disso os softwares permitem saber quem foi o responsável por qualquer ação”.

Padronização de processos: se antes cada consulta era realizada de uma forma diferente, com a adoção de uma gestão web é mais fácil definir regras para cada tipo de serviço e ações preestabelecidas. Assim, os processos são feitos de forma igualitária e todos os inscritos recebem o mesmo tratamento.

Sobre o HB.Conselhos
O HB.Conselhos é um sistema integrado e eficiente, desenvolvido a partir da análise criteriosa das atividades de uma seccional. É uma solução que padroniza procedimentos, fornece segurança e consistência aos dados e proporciona maior controle à gestão. 100% web, o software oferece serviços como emissão de boletos de anuidades e taxas, atualização cadastral instantânea, posição financeira atualizada, emissão de certidões, entre diversos outros benefícios da solução online.

Sobre a HBSIS
Focar os profissionais nas decisões e estratégias de negócios, deixando que a tecnologia faça seu papel no processo de controle e monitoramento de informações. Este é o objetivo da HBSIS, empresa de Blumenau (SC) especializada em soluções de TI.

Hoje são cerca de 275 profissionais atuando nos produtos HB.Prever (solução para a área de saúde), HB.Conselhos (solução para a área de conselhos profissionais), HB.MDM (solução para a área de logística e distribuição) e Outsourcing de TI.

Luciano Bridi, advogado e executivo da HBSIS. Imagem: Daniel Zimmermann
Luciano Bridi, advogado e executivo da HBSIS. Imagem: Daniel Zimmermann