Com primeiro semestre animador, Fakini amplia calendário de coleções com lançamentos para as férias

O fim de ano é sempre representativo para o comércio. Os presentes e itens para esta época ocupam boa parte do orçamento das famílias e as lojas buscam novidades para atrair os consumidores. De olho neste movimento e com um primeiro semestre positivo, a Fakini Malhas, indústria especializada em moda infantil e juvenil, com sede em Pomerode (SC), decidiu ampliar o seu calendário de vendas. A partir deste ano, as marcas Fakini, Playground e Every Day e suas licenças, contam também com a coleção Férias.

A estratégia, de acordo com o diretor comercial Francis Giorgio Fachini, é aumentar a oferta de produtos depois dos meses de setembro (quando as lojas recebem os itens de Primavera-Verão) e outubro (quando as peças de Alto-Verão chegam aos pontos de vendas). “Embora o trabalho seja contínuo para relacionamento e ampliação da nossa participação nessas lojas, entendemos que precisávamos de uma novidade que realmente fizesse a diferença para o nosso cliente e, consequentemente, para nós”, diz.

A Coleção Férias começou a ser apresentada aos lojistas na segunda quinzena de setembro e as peças serão entregues a partir de novembro. A capacidade produtiva da empresa passa de 1 milhão de unidades ao mês e recebe constantes investimentos o que, de acordo com o executivo, garante a pontualidade nas entregas e a certeza do lojista de que terá novidades para mostrar.

Itens fresquinhos e valor agregado para as festas
As coleções primam por itens que garantam o conforto das crianças para aproveitarem a época de convívio com a família e de brincadeiras sem hora para acabar. Na Fakini, a coleção foi inspirada na infância das décadas de 1980 e 1990, onde as crianças aproveitavam ao ar livre e não eram tão influenciadas pela tecnologia.

Já na Playground, que é a linha premium da empresa, as estampas trazem referências da cultura japonesa, como o pássaro Tsurú (feito de origami) e as árvores cerejeiras. Nesta marca, há uma linha especial voltada para festas de fim de ano, com modelagens e tecidos diferenciados pensados para as noites de Natal e virada de ano.

Por fim, a Every Day, que é a marca de itens básicos, aposta nas cores das frutas brasileiras para peças fresquinhas e leves.

Primeiro semestre positivo
Investimentos na produção, melhoria da equipe de vendas e competitividade na qualidade dos produtos e na pontualidade das entregas, foram motivadores de um primeiro semestre positivo para a Fakini. O crescimento médio ficou na casa dos 15%, como esperado pela empresa no planejamento estratégico realizado no fim de 2014.

A ampliação nas vendas aconteceu especialmente no Nordeste, região que recebeu reforço na área comercial. As exportações, de acordo com Francis, voltam a ter uma significativa importância para o negócio, pensadas agora de forma diferente do que há alguns anos.

“Chegamos a exportar 70% com as marcas de seus clientes internacionais. O atual momento da Fakini, faz com que a empresa internalize suas marcas e produtos, atendendo ao mercado externo com as mesmas linhas apresentadas para o mercado nacional. Em decorrência disso, o mercado sulamericano é o que melhor recebe essas coleções. Hoje, além de Paraguai, Uruguai e Bolívia, a empresa iniciou um projeto de distribuição na America Central e busca ainda firmar algumas parcerias estratégicas com países como Colômbia, Equador e Chile”, finaliza.

Sobre a Fakini
Fundada em 1994, em Pomerode (SC), a companhia trabalha com moda infantil e juvenil através das marcas Fakini, Playground e Every Day.

Além de duas estruturas na cidade mais alemã do Brasil, a empresa também conta com filiais nas cidades catarinenses de em Taió, Agrolândia, São Bento do Sul e Mirim Doce, onde trabalham os mais de 800 colaboradores. A Fakini tem capacidade produtiva de 1 milhão de peças ao mês e um processo verticalizado: faz desde a tecelagem até o produto final.

Além dos seis mil pontos de venda em todos os estados brasileiros, a empresa ainda comercializa seus produtos através da loja virtual www.fakinistore.com.br.

Coleção da Fakini relembra brincadeiras da infância dos pais. Imagem: Actonove Fashion Photography
Coleção da Fakini relembra brincadeiras da infância dos pais. Imagem: Actonove Fashion Photography
Playground traz peças especiais para festas como o Natal e o ano novo. Imagem: Actonove Fashion Photography
Playground traz peças especiais para festas como o Natal e o ano novo. Imagem: Actonove Fashion Photography