Com solução para CSC, Vicunha Têxtil organiza processos e agiliza atendimento de SLA de oito mil profissionais

Com mais de 45 anos de mercado, a Vicunha é uma das maiores indústrias têxteis do mundo e líder no segmento de índigos e brins. São oito unidades fabris espalhadas pelo Brasil e duas filiais de venda no exterior (Argentina e Suíça), que empregam oito mil profissionais. Um dos grandes desafios da companhia era controlar os processos internos e as demandas recebidas entre os setores. E é justamente nesta questão que a solução para Centro de Serviços Compartilhados 0800net, passou a atuar.

O sistema, desenvolvido pela catarinense Ellevo, permite o registro de todas as tarefas realizadas, a padronização do atendimento e o acompanhamento da produtividade da equipe e das ações programadas. Todos os profissionais da Vicunha já atualizam suas atividades na solução. Os setores de Solicitação de Serviço TI, Engenharia de Produtos, Assistência Técnica, Gestão de Contratos, Serviços Gerais, Solicitação de Amostras, RH, Engenharia e Projetos e Suprimentos já contam com o 0800net,que em breve também contemplará também as áreas Jurídica, Comunicação, e Solicitação de Clientes Externos.

José William Silvério Costa, analista de sistemas da Vicunha, explica que antes de adotar a ferramenta, a companhia não tinha controle do volume ou andamento das solicitações recebidas. Também não existia um Acordo de Nível de Serviço (SLA) da área de TI, para garantir um trabalho mais eficiente. “Agora temos um SLA de atendimento de primeira resposta de três horas e estamos trabalhando para definir uma SLA de solução para as ocorrências. Ganhamos mais agilidade e melhoramos o atendimento dos clientes internos da organização”, avalia.

Do e-mail para uma base unificada
Antes do 0800net, as requisições feitas para área de TI da Vicunha eram realizadas via e-mail, tornando inviável o controle de todo o volume de solicitações. “Não havia um prazo para atendimento nem para atendê-las em um prazo aceitável para o solicitante”, explica José.

Após o mapeamento das atividades do setor, a Vicunha, com auxílio da equipe da Ellevo, criou um catálogo de serviços e realizou o processo de implantação do 0800net. A partir de então, todos os profissionais tem no sistema suas funções definidas, o registro de solicitações recebidas, caráter de urgência e tempo de resposta. “Temos uma visão estratégica, com todas as informações em uma única base, permitindo o controle e mensuração dos resultados. Tivemos um ganho considerável na produtividade, graças à organização das demandas”, conclui o analista.

Sobre o 0800net
Com sede em Blumenau (SC) e escritório de negócios em São Paulo (SP), a Ellevo, responsável pelo desenvolvimento da solução 0800net, é especializada em softwares para gestão de processos e serviços e foi fundada em 1º de novembro de 2006. Dede o início de sua história, a Ellevo já acreditava que o 0800net poderia abranger, através de configurações, a gestão de outros processos de negócios das organizações, além do departamento de help desk. Depois, com o advento do conceito ITIL, que aborda as boas práticas do gerenciamento de TI, o 0800net, que já atendia a estas questões, se consolidou no mercado como um framework para serviços.

Hoje a empresa atende a diversas companhias líderes no mercado nas suas áreas de atuação, no país, na América Latina e empresas globais. Conta ainda com clientes no exterior, em países como Estados Unidos e Angola.

Solução 0800net auxilia a Vicunha na organização e controle dos processos. Imagem: Daniel Zimmermann
Solução 0800net auxilia a Vicunha na organização e controle dos processos. Imagem: Daniel Zimmermann