Melz Assessoria de imprensa

Como a tecnologia auxilia construtoras a tornarem a gestão de obras mais eficiente
01/06/2017

No setor da Construção Civil, a alta competitividade vem demandando soluções que, além de proporcionar serviços de qualidade e agilidade, também auxiliam a otimização de recursos e processos, que tomam grande parte do tempo dos gestores dessas organizações. Por esse motivo e frutos da inovação tecnológica, os softwares e aplicativos já se tornaram parte fundamental para as companhias que, cada vez mais dinâmicas, enfrentam a concorrência e lutam contra o tempo para se destacar no mercado e aumentar sua rentabilidade.

Hoje já é possível encontrar soluções que suportam em todo o gerenciamento da obra: análise e controle dos processos, produtividade, segurança, qualidade, assistência técnica, gestão de documentos, registros e de projetos, entre outras funções de forma totalmente integrada. E quando falamos de registros, abordamos um assunto considerado um dos grandes desafios das construtoras: manter os documentos de seus colaboradores, fornecedores e terceiros – os quais também são considerados pela lei como de sua responsabilidade – organizados e validados. Essa não é uma tarefa fácil, mas com a adoção da tecnologia adequada, já é possível coletar, arquivar e controlar as informações necessárias, garantindo assim a conformidade com as exigências das legislações, como no caso o EFD Reinf e e-Social, para os quais é preciso registrar a documentação legal como contrato social, retenção de INSS, FGTS, PPRA e PCMSO, trabalhista, exames médicos e atestados.

Um bom exemplo de aplicação de tecnologia eficiente é o armazenamento em nuvem. Com ele, conquistamos uma otimização de tempo e melhor agilidade e qualidade dos processos, visto que é possível fazer alterações instantaneamente em documentos tanto dos colaboradores que estão no canteiro de obras quanto dos que estão no escritório. A construtora também passa a contar com uma gestão proativa, conseguindo prever e agendar ações que não comprometem o fluxo de trabalho e ainda garantir a segurança das informações, uma vez que não é preciso realizar backup e, mesmo que haja uma falha nos equipamentos, os materiais podem ser acessados a partir de outros dispositivos, por meio de um login e senha.

Nas obras são utilizados milhares de fornecedores e terceiros – mapear quem são, se o serviço está dentro da qualificação esperada, qual a hierarquia, realizar a gestão das entregas – como processos e prazos -, e obter o controle desses aspectos é importante e ao mesmo tempo muito trabalhoso, por isso utilizar a tecnologia como aliada da área de Construção Civil é fundamental para as empresas.

Sabemos que na gestão de fornecedores, os softwares são importantes facilitadores, e isso se estende no controle de registros e documentos pertinentes aquela contratação, verificar se a documentação obrigatória está em dia é ponto crucial para garantir seguridade para sua empresa. Por exemplo, contratos sociais e negativas de débitos das empreiteiras são documentos que exigem o arquivamento com total segurança para evitar problemas de âmbito jurídico. Todos os profissionais que atuam no canteiro são de responsabilidade da construtora e é preciso assegurar que seus direitos trabalhistas e de segurança estejam realmente sendo cumpridos. Neste pilar, contar com o apoio dessas soluções facilita o gerenciamento dos registros, garantindo o fácil acesso, consulta e atualização das informações, amparando assim a contratação de terceiros.

A tecnologia aplicada ao negócio, é um importante facilitador e otimizador de recursos, permitindo a alocação de budget de forma estratégica para que a gestão de obra se torne mais eficaz posicionando as companhias em patamares mais competitivos frente à concorrência.

 

 

*Adriana Bombassaro Alexandre é diretora de produtos da Teclógica, empresa de gestão de processos de TI e negócios.