Compre do Pequeno Negócio: ação do Sebrae visa fortalecer presença das empresas de micro e pequeno porte da região

Elas representam 35,15% do PIB catarinense. As empresas de micro e pequeno porte, que correspondem a 95% dos negócios do estado são imprescindíveis para a economia da região. E o Sebrae instituiu 5 de outubro, data em que é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, como o marco da campanha nacional para valorização desse tipo de negócio: o Compre do Pequeno Negócio.

O evento chega a sua segunda edição em 2016. A iniciativa tem como objetivo estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenos negócios. Neste ano, além da divulgação nos meios de comunicação, as agências de atendimento do Vale do Itajaí, em Blumenau e Rio do Sul, recebem caracterização da campanha.

“O objetivo é chamar a atenção para a importância daqueles estabelecimentos de bairro, que estão ali perto da nossa casa e movimentam a economia do país. A pequena empresa é essencial. Valorizar e dar prioridade para estes negócios na hora da compra é o que instiga a campanha do Sebrae”, afirma o coordenador da regional do Vale do Itajaí, Donizete Böger.

Por que comprar da pequena empresa?
A representatividade dos negócios de micro e pequeno porte também é visível no comércio internacional. Atualmente eles representam 4% das exportações catarinenses. No dia 5 de outubro, o Sebrae reforça a importância dessas empresas e lista razões para o consumidor priorizar a compra nesses estabelecimentos:

1 – É perto da sua casa

2 – É responsável por 52% dos empregos formais

3 – O dinheiro fica no seu bairro

4 – O pequeno negócio desenvolve a comunidade

5 – Comprar do pequeno negócio é um ato transformador

O portal www.compredopequeno.com.br é o principal canal de divulgação da iniciativa. Lá o empreendedor pode cadastrar a empresa para que o consumidor encontre os produtos e serviços que precisa perto de sua casa ou trabalho. Também pode fazer o download do material para plotagem da loja e criar uma campanha digital. Há ainda no endereço online todas as informações da iniciativa e dados sobre as empresas no Brasil.

“São mais de 500 mil pequenos negócios, entre microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas, que correspondem a cerca de R$ 62 bilhões do PIB do estado e geram 52% dos empregos formais catarinenses. Os números são muitos significativos e a sociedade está entendendo a representatividade na economia catarinense”, comenta o gerente da unidade de comunicação e mercado do Sebrae/SC, Wilson Sanches Rodrigues.

Programação especial
Em outubro, a regional Vale do Itajaí se volta para o movimento e oferece oito capacitações para empreendedores da região. Em Blumenau acontece a palestra de apresentação do seminário Empretec no dia 11 de outubro, às 8h30min na Ampe. Já de 24 a 28 ocorre o curso Técnico em Vendas, a partir das 19h, no Sescon. Em Taió será realizado o curso Atendimento ao Cliente, nos dias 17 a 20, a partir das 19h, na Aciat. Rio do Sul está com inscrições abertas para o Líder Coach, que será realizado de 17 de outubro a 30 de novembro, na Acirs. A cidade recebe ainda o Lidere sua Equipe de Trabalho, nos dias 24 a 27, também na Acirs.

Timbó também contará com dois cursos em outubro: Administração de Pequenos Negócios, de 24 a 28, e Seminário Empretec, de 24 a 29, ambos na Acimvi. Por último, Indaial realizará a oficina SEI Vender no dia 19 de outubro, a partir das 18h, no CDL. Quem tiver interesse em participar da programação deve entrar em contato com o Sebrae pelos telefones (47) 3702-6400 ou 0800 570 0800.

Posts created 2246

Related Posts

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top