Copa&Cia retorna ao SCMC em 2016

Em 2010, quando a Copa&Cia integrou o Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), tinha como objetivo entender a importância do design no produto e em toda a rotina da empresa. De acordo com o diretor da companhia, Arno Buerger Neto, essa meta foi atingida. Agora, em 2016, a marca especializada em decoração para mesa posta retorna ao movimento com a missão de ampliação, inovação e alinhar as áreas conceitual e comercial dos produtos.

“Uma das principais expectativas que temos para o nosso retorno ao SCMC é a visão mais equilibrada entre estes dois aspectos. Ou seja, a busca pelo diferente, pela inovação, porém pronto para ser consumido, trazendo retorno à empresa”, comenta o executivo. Neto também destaca a integração com outras empresas e com os estudantes de moda e design como um dos resultados que o SCMC trará para a Copa&Cia.

Amélia Malheiros, presidente do SCMC, destaca o retorno da Copa&Cia depois de seis anos como uma conquista do movimento. “Nós mudamos muito de lá pra cá. Entendemos as nossas entregas, inovamos na nossa maneira de pensar e trazer resultados para as associadas e para a sociedade. Estamos muito felizes em perceber que o mercado vê isso e entende que a inovação e o compartilhamento de experiências são caminhos sem volta”, diz.

Crescimento acima da média 
Nos últimos anos, a Copa&Cia conquistou um crescimento de 20 a 25% ao ano. De acordo com Neto, esses números são resultado de um planejamento estratégico bem elaborado e ações que partiram dele, como a ampliação no mix de produtos, por exemplo. “Mesmo com esse período de dificuldades que o mercado vive, nossa expectativa é um aumento de 15 a 17% nas vendas em 2016. Nosso time está comprometido com este objetivo”, comenta.

A mesa posta é o foco da Copa&Cia. E apesar do crescimento nesta área seguir com a ampliação do mix de produtos e variação de estilos, a companhia evolui também em itens para decoração como vasos, centros de mesa, bandejas, e também produtos gourmet, como tábuas, panelas e facas de chefes.

Outro destaque, de acordo com o diretor da Copa&Cia, é a linha assinada pela ceramista catarinense Carolina Haveroth que será ampliada este ano e trará itens têxteis no mix. Outra coleção em desenvolvimento, com previsão de lançamento ainda em 2016, é a parceria com a empresária e consultora de moda Costanza Pascolato. Estarão disponíveis produtos de mesa posta e decoração.

SCMC em números
Em 10 anos, mais de 45 empresas catarinenses já passaram pelo projeto e 25 instituições de ensino aderiram à plataforma através da participação dos seus alunos de moda e design. Foram mais de 400 eventos de capacitação que impactaram cerca de 30 mil profissionais e acadêmicos. Juntas, as empresas associadas faturam R$ 4 bilhões.

Decoração para mesa é especialidade da Copa&Cia. Imagem: Divulgação
Decoração para mesa é especialidade da Copa&Cia. Imagem: Divulgação