Coronavírus: 10 conteúdos para inspirar ações da sua marca

Marina Melz (marina@melz.com.br)
que estuda comunicação em todos os segundos da vida

Desde que a pandemia começou a afetar as rotinas e negócios, muitos clientes e amigos estão nos procurando para trocar ideias sobre o que fazer na comunicação e no marketing do seu negócio. Já que, agora mais do que nunca, essas atividades estão intimamente ligadas ao planejamento estratégico das marcas.

Para dividir um pouco do que tenho visto e estudado, fiz aqui um apanhado de 10 conteúdos que podem inspirar ações. E, importante: nenhum deles exige investimentos impensáveis.

Alguns são criativos, outros estratégicos. Dividi em etapas para facilitar a sua leitura. Espero que goste!

# POSICIONAMENTO

Ações que mostram o posicionamento de algumas marcas e conquistaram consumidores:

CVC convida clientes a ficarem em casa: umas das principais agências de turismo do país soltou esse vídeo no Instagram falando da importância dos clientes ficarem em casa. Mesmo sendo do setor mais impactado, a marca mostrou que entende o momento e foi aclamada nas redes sociais. 

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Fique em casa. Viaje depois.

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Pensamento em cadeia: as ações que envolveram doações têm sido sempre pensando em toda a cadeia do seu negócio. A Playstation, por exemplo, criou um fundo para a indústria de gamesA Coca Cola, para os catadores de resíduos.

# CAMPANHAS DIGITAIS

Nem só de lives vivem as redes sociais (mas vamos falar delas, claro!). Olha só o que algumas marcas fizeram: 

Fotos de museu: impedido de receber os visitantes, o Getty Museum de Los Angeles fez uma ação que viralizou. Através da divulgação das suas obras de arte, convidou os seguidores a reproduzirem em casa algumas peças do acervo. Veja aqui algumas imagens.

Fotos por Facetime: a Reserva convidou o fotógrafo conceituadíssimo Jorge Bispo para fotografar, via Facetime, à distância, a campanha da nova linha de cuecas. Sem expor ninguém a marca fez uma campanha totalmente nova e com cara de trabalho com uma super equipe.

Campanha de Dia das Mães: a segunda data mais importante do ano para o comércio (primeiro para algumas marcas), foi tema de uma campanha da Renner feita na casa das personagens, também de forma caseira. O tema também tem a ver com esse momento: “estar presente é…”.  

# TENDÊNCIAS 

Aqui separei alguns conteúdos sobre tendências de marketing daqui por diante:

Voz e podcasts: a rainha das tendências digitais, Camila Renaux, já falava de live há bastante tempo. O que só significa que temos que prestar muita atenção no que ela diz. E as buscas por aplicativos de voz, segundo ela, são a nova bola da vez. Ao mesmo tempo, o crescente mercado dos podcasts, que já era tendência, se tornou ainda mais evidente. Um esforço do Spotify iniciado em fevereiro aumentou em 200% a audição dos programas, que agora tem playlists próprias dentro da plataforma

Influenciadores: outra tendência que só acelerou com a pandemia.  Segundo uma pesquisa do Youpix, 77% das marcas entendem que os influenciadores são bons parceiros para esse momento. Tem marca contratando para fazer live no seu canal, mandar produtos, produzir vídeos especiais e outras ações. 

Ao vivo: as lives se transformaram numa febre ao ponto de virarem meme. Mas devem continuar crescendo. Duas iniciativas pioneiras e que inspiraram o mercado foram do comediante Fábio Porchat, que estreou um programa diário de uma hora no Instagram, e a culinarista Rita Lobo, que já no dia 19 de março, quando ainda estávamos entendendo o que estava por vir, lançou o #ritahelp, em que ensina ao vivo receitas. 

# PRA QUEM QUER ESTUDAR MAIS UM POUCO

Aqui alguns materiais para quem quer dar uma aprofundada nos conteúdos sobre marketing neste momento e tomar decisões mais acertadas: 

De que forma a sua marca está reagindo: um estudo sensacional do Youpix para que você identifique de que forma a sua marca está se posicionando, veja exemplos de quem está na mesma posição e inspire para novas ações. Para ver: bit.ly/analisecovid

Podcast sobre o papel das marcas: o Braincast, principal podcast de marketing e comunicação do país, fez um episódio especial sobre o papel das marcas no cenário da pandemia. Vale ouvir pra entender não só a visão de quem trabalha com isso há bastante tempo e em grandes centros. 

# VAMOS BOTAR A MÃO NA MASSA?

Se você quer desenvolver algum projeto especial para esse período, seja por áudio, live, ação com influenciadores ou qualquer outro formato, vamos conversar?

Estamos em home office, mas mais conectados do que nunca. Chama pra um café por video conferência no (47) 9 9689-3600 ou no marina@melz.com.br.

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