Crianças que brincam de cozinha se alimentam melhor, aponta estudo

As crianças que ajudam os pais a cozinharem ou brincam na cozinha se alimentam de forma saudável e aceitam melhor verduras, legumes e frutas. Esse é o resultado de uma pesquisa realizada no último ano pela Universidade de Alberta, do Canadá. Isso acontece porque, segundo os pesquisadores, enquanto estão preparando as refeições com os pais, experimentam os alimentos de forma diferente.

Mas quando a criança ainda não tem idade o suficiente para estar próxima de panelas, eletrodomésticos e talheres, por exemplo, os pais podem começar a incentivar que ela brinque de cozinha. E opções não faltam para meninos e meninas se integrarem a esse ambiente: são panelinhas, talheres de plástico, itens que reproduzem utensílios domésticos e até cozinhas completas. Afinal, é brincando que se aprende.

Nadia Vacinaletti, do marketing da Calesita Brinquedos, ressalta que brincar imitando os pais traz ainda outros benefícios. “O ato de brincar com objetos que lembram artigos de cozinha também ajuda a desenvolver habilidades como a coordenação motora e a concentração. Além disso, auxilia a ter noção de matemática, a identificar as cores e a separar os objetos”, comenta.

Brinquedo permanece no mix da Calesita há 15 anos
Nadia lembra que brincar de cozinha nunca sai de moda. Prova disso é a Cozinha Riva Chef que é fabricada desde a fundação da Calesita, em 1999. “O brinquedo vem com pia, fogão e forno micro-ondas e é indicado para crianças a partir dos três anos, fase em que elas começam a se espelhar e copiar o que os adultos fazem”, conclui.

Sobre a Calesita
Há 15 anos no mercado nacional, a Calesita é uma empresa de Pomerode (SC), que fabrica brinquedos para crianças da primeira infância.

Brinquedos como a Riva Chef trazem benefícios para as crianças. Imagem: Divulgação
Brinquedos como a Riva Chef trazem benefícios para as crianças. Imagem: Divulgação