Cruzeiros: como se organizar para fazer uma viagem em alto-mar

Viajar a bordo de um navio de um cruzeiro pode ser uma experiência inesquecível. Nacionais ou internacionais, as viagens na embarcação têm opções para todos os gostos e idades. No Brasil, a temporada 2018/2019 vai de novembro deste ano até março do ano que vem e, quem está pensando nas próximas férias, o período ideal para planejar é agora.

Segundo a Associação Brasileira e Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), o número de leitos ofertados em 2018 aumentou de 383 mil para 431 mil, com relação a 2017. O executivo da Tô Indo Viagens, Gelson Walker, destaca três questões que precisam ser avaliadas pelos turistas antes de embarcar:

Saída dos navios

A maioria dos trajetos saem do porto de Santos (SP) ou Rio de Janeiro (RJ). Há também navios que partem de Salvador (BA) e, segundo Gelson, principalmente aqueles que moram longe desses locais precisam se programar com antecedência. “Além do investimento do cruzeiro, é preciso pensar no deslocamento de ida e volta para o porto de saída e chegada do navio. Nos pacotes, as agências geralmente já incluem a melhor oferta de voo até o destino de embarque, para facilitar a escolha do cliente”, diz.

Diferenças entre as cabines

Existem quatro tipos de cabines: interna, externa, com varanda e suíte. A primeira não possui janelas e, consequentemente, tem um valor mais acessível.A segunda,é compacta, porém com vista para o mar. No caso das cabines com varanda, os turistas podem usufruir de uma sacada privada, tornando o espaço mais aconchegante. Por fim, as mais luxuosas e espaçosas são as suítes, localizadas nas partes altas do transatlântico, que são mais silenciosas.

Melhor época para viajar

Como no Brasil a temporada acontece no verão, a boa pedida é aproveitar para passar as festas de Natal e Ano Novo em família a bordo de um cruzeiro. “Especialmente nessas datas, os transatlânticos contam com programação especial, com ceias fartas, festas exclusivas e vista privilegiada para os famosos fogos da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), por exemplo”, explica. Se a ideia de viagem é em outra data, é possível aproveitar os cruzeiros temáticos. Existem roteiros especiais de Carnaval, fitness, para solteiros, melhor idade, especial para motociclistas, entre outros.

No caso de embarque internacional, a temporada dos cruzeiros no Mediterrâneo, na Europa, vai de maio a setembro, sendo seu ponto alto em agosto. No Canadá e Nordeste dos Estados Unidos, a melhor época para viajar é entre setembro e outubro. Na costa australiana, as datas variam de novembro a março.

Para embarcar nessa viagem, o executivo explica que os interessados devem procurar uma agência especializada que orientará, de acordo com o objetivo do passageiro, o melhor cruzeiro. “Quanto antes a pesquisa for feita, maior será a economia e o tempo para investir no passeio”, afirma. Os preços variam de acordo com o roteiro e navio escolhido.

Sobre a Tô Indo Viagens
Chancelada pelos mais importantes fornecedores e instituições ligadas a viagens do país, a Tô Indo Viagens tem mais de 10 anos de atuação. Além do atendimento a empresas e viajantes, a marca trabalha ainda com eventos corporativos e com a comercialização oficial de espaços para marcas nos camarotes da Oktoberfest. Mais informações: www.toindoviagens.com.br.