Melz Assessoria de imprensa

Dia da Saúde Ocular alerta para cuidados com a visão
10/07/2014

Nessa quinta-feira (10), é comemorado o Dia da Saúde Ocular. E a preocupação com os olhos deve ser redobrada em tempos de exposição frequente a aparelhos eletrônicos. Muitas pessoas sentem dor nos olhos depois de trabalhar o dia inteiro em frente ao computador. A popularização de novas tecnologias, como tablets e smartphones também promove uma ineficiência da visão, por isso os cuidados devem ser redobrados.

Além da tradicional oftalmologia, ramo da medicina que cuida da saúde dos olhos, a fisioterapia também busca prevenir esse tipo de dano através da ergoftalmologia. Trata-se de uma técnica que estuda o cuidado com a visão durante o trabalho. A “ginástica laboral dos olhos” indica exercícios e pausas para descanso da vista, além do posicionamento correto dos aparelhos eletrônicos

Para a fisioterapeuta do trabalho e diretora da Long Life Fisioterapia, Claudia Wanderck, são vários os fatores que contribuem para um melhor aproveitamento da visão durante o expediente. “A altura e distância da tela na linha dos olhos, luminosidade (cuidar com o excesso ou a ausência) e a oscilação da musculatura ocular são alguns fatores que devem ser observados. Vale ressaltar que os problemas de visão acontecem muito mais por conta do computador do que diante da televisão, já que ocorre o esforço mental durante o trabalho”, explica.

Para evitar danos por conta da exposição constante à luz artificial, Claudia lista alguns cuidados que devem ser adquiridos no dia a dia:

-Manter a tela do computador a uma distância de aproximadamente 50/60 centímetros dos olhos.
-O monitor deve estar na altura dos olhos.
-A sala de trabalho deve ser bem iluminada.
-Pausas a cada duas horas com alongamentos e mudanças de foco da visão.

Sobre a Long Life Fisioterapia
Criada em 1999, a Long Life Fisioterapia integra o Grupo Long Life, que também conta com academia. A fisioterapia hoje é o principal segmento do grupo, que desenvolve atividades em reabilitação, hidroterapia, psicologia, RPG e auriculoterapia.

Atualmente, a Long Life Fisioterapia é referência quando se trata de saúde ocupacional. Atuando de forma eficiente no trabalho de ergonomia, ginástica laboral e conscientização dentro das indústrias, possui mais de 30 clientes atendidos regularmente, em diversas cidades catarinenses.