Dia do Fisioterapeuta alerta para prevenção e manutenção da saúde do trabalhador

No Brasil, o Dia do Fisioterapeuta é comemorado em 13 de outubro desde 1969, por conta da lei que regulamentou a profissão. Quando se fala em fisioterapia, a maioria das pessoas é remetida às cenas em que jogadores de futebol estão na maca ao lado do campo, sendo atendidos pelo profissional, após uma contusão. Ou lembram, ainda, de pessoas que sofreram acidente fazendo exercícios com o auxílio de um fisioterapeuta.

A diretora da Long Life Fisioterapia e fisioterapeuta do trabalho, Claudia Wanderck, comenta que a profissão atende tanto crianças, adultos ou idosos. Por meio de técnicas próprias, cuida também de pessoas com deficiências ou que sofreram acidentes. Mas a fisioterapia está muito além dessas funções ortopédicas. “Nos dias atuais, também tem extrema importância na prevenção de lesões. A fisioterapia está muito ligada no dia a dia de todos, com as medidas de cautela e é essencial quando se trata de cuidados com a saúde”, explica Claudia.

A fisioterapia do trabalho, que evita dores e problemas nos colaboradores das empresas e indústrias, por meio de cuidados com a postura e ginástica laboral, por exemplo, é uma das vertentes que mais cresce dentro da profissão. Claudia explica que as funções do fisioterapeuta do trabalho são essenciais para a prevenção de lesões como LER/DORT, causadas por esforço repetitivo, sobrecargas exageradas e ajuste ergonômico incorreto durante o expediente, além de reduzirem os afastamentos por conta de problemas de saúde relacionados ao ambiente de trabalho. “Além de analisar os fatores do ambiente e promover ações preventivas, é papel deste profissional desenvolver programas em grupo entre os trabalhadores, contribuindo com a diminuição dos riscos de acidentes durante a jornada. Por esses motivos, cada vez mais as empresas estão preocupadas em manter a saúde do colaborador e investindo na prevenção com a saúde coletiva”, finaliza.

A fisioterapia do trabalho surgiu oficialmente em 2009, durante o Congresso Brasileiro de Fisioterapia do Trabalho, em São Paulo. Na ocasião, foram certificados os primeiros fisioterapeutas do trabalho do Brasil. Claudia Wanderck, diretora da Long Life Fisioterapia e responsável pelas ações da clínica, integrou o grupo de primeiros formandos na área do país. Antes disso, formou-se em Fisioterapia pela Furb em Blumenau (SC), em 1999. Fez pós-graduação em Fisioterapia Ortopédica pela Udesc, em Florianópolis (SC), pós-graduação em Fisioterapia do Trabalho pelo CBES, em Curitiba (PR) e possui formação em Perícia e Consultoria em Ergonomia pelo Ibrafa, de São Paulo (SP).

Sobre a Long Life Fisioterapia
Criada em 1999, a Long Life Fisioterapia integra o Grupo Long Life, que também conta com academia. A fisioterapia hoje é o principal segmento do grupo, que desenvolve atividades em reabilitação, hidroterapia, psicologia, RPG e auriculoterapia.

Atualmente, a Long Life Fisioterapia é referência quando se trata de saúde ocupacional. Atuando de forma eficiente no trabalho de ergonomia, ginástica laboral e conscientização dentro das indústrias, possui mais de 40 clientes atendidos regularmente, em diversas cidades catarinenses.

Exercícios de alongamento ajudam a prevenir dores nos trabalhadores. Imagem: Divulgação
Exercícios de alongamento ajudam a prevenir dores nos trabalhadores. Imagem: Divulgação
Auxiliar nos cuidados com a postura ao levantar peso também é função do fisioterapeuta do trabalho. Imagem: Divulgação
Auxiliar nos cuidados com a postura ao levantar peso também é função do fisioterapeuta do trabalho. Imagem: Divulgação