Diretor do Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau fala sobre a atuação da entidade na Câmara dos Vereadores

Na última terça-feira (6), o diretor financeiro do Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau (BVECVB), Valmir Zanetti, falou aos vereadores de Blumenau (SC). O objetivo da apresentação, requerida pela própria entidade, foi explicar aos vereadores a importância do BVECVB e o que, na prática, ele tem feito pelo turismo na cidade e região.

A fala foi iniciada com a afirmação de que o turismo é um dos três grandes pilares da economia mundial. “Só no Brasil, este mercado movimenta anualmente R$ 460 bilhões, gera 8,9 milhões de empregos e, até 2024, deve ultrapassar r 10% do PIB”, afirmou Valmir. “Claro, temos que pensar em estratégias não só para melhorar a nossa arrecadação, mas também para fazer girar a nossa economia neste aspecto”, complementou.

Em seguida, ele apontou a trajetória do BVECVB, que foi o terceiro Convention & Visitors implantado no país, em 1991. Nestes mais de 20 anos, foram realizadas diversas captações e ações para que a região aparecesse no radar de grandes e médios eventos. Em sua fala, Valmir destacou o Encontro Brasil-Alemanha (2007) e as Olimpíadas Universitárias (2010).

Neste ano, já foram captados sete eventos pelo Convention. Juntos, eles devem gerar por volta de 18 mil diárias na rede hoteleira regional. Os turistas devem deixar na cidade cerca de R$ 3,9 milhões, na região, somente no período destes eventos..

Para finalizar, Valmir destacou a importância da articulação público-privada para construção de um centro de convenções para a região, mas apontou que há muito que pode ser feito com a estrutura já existente. “Captamos este montante para a cidade apostando em eventos de médio e pequeno porte e utilizando espaços como o Teatro Carlos Gomes, por exemplo ou as salas do hoteis. No planejamento estratégico desta gestão estão novas ações para aproveitar cada vez mais estes locais para realização de eventos em Blumenau”, apontou.