Zoológico de Pomerode (SC) participa da ação Earth Evershoot Day que aponta para a sobrecarga da Terra

Pegadas de vários animais no chão sinalizam que algo diferente está acontecendo o Zoo Pomerode. O maior zoológico de Santa Catarina planejou uma ação que integra o Earth Evershoot Day (Dia da Sobrecarga da Terra), movimento da instituição de pesquisa Global Footprint Network.

A ideia é sensibilizar as pessoas sobre a data em que a humanidade esgotou os recursos biológicos que o planeta consegue regenerar até o fim do ano. Em 2019, este dia é 29 de julho.

A ação começou no sábado (13) e, segundo o mapa disponível online, é a única instituição brasileira a aderir. A atividade é chamada de Qual é o impacto da sua pegada?. Os visitantes são levados, através de indicações de pegadas de vários animais, para uma cabine onde assistem um filme e podem conversar com os educadores ambientais do espaço.

Alunos da Universidade de Blumenau (Furb), através de um convênio firmado entre as instituições, também apoiam as atividades nos fins de semana.

Para Priscila Weber Maciel, bióloga e educadora ambiental do Zoo Pomerode, esta é mais uma ação que provoca todos os visitantes a pensarem sobre a sustentabilidade. “Conscientizar é uma consequência, vai muito além do que colocar a par do que está acontecendo com o planeta. É preciso sensibilizar, fazer com que cada um entenda qual é a sua responsabilidade a respeito disso e de que forma pode contribuir para fazermos do nosso planeta um lugar melhor para todas as espécies”, comenta.

Sobre o Zoo Pomerode
Maior zoológico de Santa Catarina, o Zoo Pomerode abriga 1.011 animais, de 242 espécies diferentes. Destas, 40 espécies estão na lista mundial de ameaçadas de extinção. Na sua maioria, os moradores do espaço não têm condições de voltar à natureza porque foram vítimas de maus-tratos ou acidentes.

A história do espaço começou há 87 anos, em 1932. São 35 mil metros quadrados para visitação, localizados no Centro Histórico de Pomerode (SC).