Empresa de lâmpadas e luminárias incentiva preocupação com o meio ambiente dos colaboradores

Conscientizar a população sobre a importância da preservação do planeta e refletir sobre ações sustentáveis. Com esse objetivo, foi instituído o 4 de outubro como o Dia da Natureza. Além de cuidados básicos, como não desperdiçar alimentos, gastar menos água, reciclar o lixo e utilizar produtos que não impactem a atmosfera, algumas empresas, como é o caso da Pamplona Iluminação, trabalham a temática durante todo o ano com a equipe e com mercado.

Somente em 2017, a indústria de lâmpadas e luminárias, responsável pelas marcas Blumenau Iluminação e Germany, destinou mais de 139 toneladas de materiais para reciclagem. Esse volume soma tanto conteúdos grandes e expressivos como itens muitas vezes desprezados na rotina, como os clipes e canetas. Além disso, oferece espaços internos para a separação de plástico, pilhas, óleo de cozinha e papéis, explica o diretor de operações da empresa, Renan Medeiros.

“Ter uma data voltada exclusivamente para campanhas que incentivem a reflexão é extremamente relevante, mas temos que pensar não só neste dia, mas constantemente em nossas pequenas ações diárias e como podemos diminuir os impactos no ecossistema”, diz.

A preocupação extrapola os muros e chega até a linha de produtos. Segundo Renan, a chegada do LED apresenta vantagens não só do ponto de vista econômico, como também ambiental. “As lâmpadas reduzem em até 90% o consumo de energia, possuem alta durabilidade e baixa radiação UV e infravermelha”, comenta. A empresa atua com uma linha completa desta tecnologia.

Quando finalmente encerram o seu ciclo útil, as lâmpadas vendidas pela Pamplona Iluminação também são motivo de preocupação e investimentos. A companhia integra o programa Reciclus, que faz a logística reversa desse material e destina a empresas responsáveis pela descontaminação e posterior descarte adequado.

Reaproveitamento da água da chuva na estrutura fabril
Outro trabalho realizado pela Pamplona é o armazenamento e reaproveitamento da água da chuva. Um reservatório com capacidade para até 100 mil litros é utilizado na produção, limpeza dos banheiros e manutenção dos lagos e jardins. “Se cada um levar essa consciência ecológica para dentro de casa, aos poucos não precisaremos de uma data para lembrar da importância de cuidarmos do ambiente que nos cerca”, completa.

Sobre a Pamplona
Através da Blumenau Iluminação, a empresa conta com mais de 5 mil pontos de venda ativos em todo o país e 150 profissionais diretos. Entre as linhas, os destaques são as peças 100% nacionais da linha Colonial, produzidas artesanalmente, com processo exclusivo de cobreamento e o mix de produtos LED, que alia modernidade e eficiência. Já a Germany chegou ao mercado em 1995 e possui mais de 2 mil pontos de vendas. Os produtos, destinados à iluminação externa, são desenvolvidos em alumínio injetado, garantindo alta durabilidade e qualidade ao acabamento.