Especialista em comércio exterior aponta vantagens da padronização de processos aduaneiros

Acordo que prevê melhoria de procedimentos é apoiado inclusive pela Associação Brasileira dos Terminais Portuários e tem como propósito a eliminação das barreiras administrativas para importações, exportações e trânsito de bens.

Facilitar a rotina de comércio entre diversos países, com uniformização de processos, facilidade e agilidade nos trâmites não é mais um sonho distante. Concluído na Conferência Ministerial de Bali e em vigor desde fevereiro de 2017, o Acordo sobre Facilitação do Comércio determina algumas medidas e obrigações para cada país membro justamente com este objetivo. No Brasil, no entanto, nem todos os portos estão adaptados a essa nova realidade, de acordo com a consultora em comércio exterior e diretora da UP Comex, Erica D. Reinert. Ela explica que este impasse se dá devido a complexidade do setor e acredita que a padronização é um dos melhores caminhos para o fortalecimento dos negócios.

“Este acordo traz possibilidades para a redução dos custos com transações do comércio exterior e para a criação de um ambiente comercial transparente e seguro”, destaca. De acordo com ela, outra alternativa também pode auxiliar. “O Portal Único de Comércio Exterior, iniciativa do Governo Federal, facilitaria muito a operação de compra e venda. Ele visa uma completa reformulação dos processos de importação, exportação e trânsito aduaneiro, integrando e igualando os processos e as exigências de dados e documentos”, diz.

De acordo com a especialista, a consultoria para comércio exterior é o melhor caminho para simplificar os trâmites nas empresas. “Para evitar dores de cabeça, contar com o auxílio de pessoas capacitadas faz toda a diferença. Profissionais especializados podem melhor orientar em todo processo de transação, levando em conta operações de comércio internacional e adequação à legislação aduaneira, até custos com frete, câmbio e outras negociações”, finaliza.

Sobre a UP Comex 
A UP Comex soma mais de 20 anos de experiência em comércio exterior e mercado financeiro dos seus diretores. O grande diferencial do negócio é trazer dinamismo e agilidade para os clientes, através de uma equipe multidisciplinar que trabalha com o setor de cada cliente de maneira customizada. Mais informações em: www.upcomex.net.