Eurofios traz o crocheteiro Marcelo Nunes para a Feira da Amizade

Entre os dias 4 e 6 de julho, nos setores do Parque Vila Germânica de Blumenau (SC), acontece a Feira da Amizade. Realizada há 26 anos pela Pró-Família, o evento reúne artesãos, ONGs, e Clube de Mães que apresentam seus produtos para a comunidade. Além das exposições algumas marcas utilizam do espaço da feira para ensinar aos interessados uma segunda fonte de renda através de trabalhos manuais.

É o caso da blumenauense Eurofios, que trabalha com fios ecológicos fabricados a partir de resíduos das indústrias têxteis da região. Durante a Feira da Amizade a empresa realizará workshops com o especialista em crochê Marcelo Nunes. Reconhecido nacionalmente, Marcelo é formado em gastronomia e descobriu no crochê um estilo de vida.

“Muitas pessoas começam a fazer crochê como uma terapia ou um hobby e acabam vendo nisso a possibilidade de renda. Num momento em que a preocupação com a origem das matérias-primas é tão importante, é inacreditável pensar que os fios e barbantes são feitos com algo que poderia estar no lixo, sendo descartado. O que era descartado se transforma na renda de várias pessoas através do trabalho ecológico e social da Eurofios”, complementa.

Os workshops acontecem nos dias 4 (às 19h30min), 5 (às 10h e 15h) e 6 (às 10h e 15h). As inscrições custam R$ 30,00 e podem ser feitas na Casa Brueckheimer ou no stand da Eurofios na feira. Além do curso, o inscrito ganha uma cesta com três novelos de linha produzidos pela empresa.

Sobre a Eurofios
Muitos dos retalhos e resíduos têxteis de confecções e malharias acabam no lixo. A Eurofios transforma o que antes era descartado em um novo produto: barbantes e fios para trabalhos manuais.

Todo o processo é realizado pela companhia: desde a coleta do material, passando pela classificação e produção do barbante ecológico. Já são mais de 100 mil toneladas de retalhos reaproveitados pela empresa.

Marcelo Nunes realizará workshops de artesanato durante a Feira da Amizade, em Blumenau (SC). Imagem: Reprodução
Marcelo Nunes realizará workshops de artesanato durante a Feira da Amizade, em Blumenau (SC). Imagem: Reprodução