Farbe e Senai entregam duas cadeiras de rodas criadas a partir de bicicletas

Luzia Ridieri estava desde o início do ano com uma cadeira de rodas emprestada. Ela perdeu o movimento das pernas aos dois anos, por conta de uma meningite que não foi tratada adequadamente. Mas a vida não parou: completa 50 anos em outubro de 2015, mora com a família e mais uma amiga cadeirante, preside uma entidade não-governamental e cuida da casa e da neta de quatro anos com carinho. Luzia recebeu, na tarde de ontem (19), a primeira cadeira de rodas desenvolvida por um projeto conjunto entre a Farbe, indústria especializada em malhas e tecidos com sede em Indaial (SC), e o Senai.

A ideia partiu de um colaborador da empresa, através do Comitê de Inclusão de Pessoas com Deficiência, que existe há três anos. Tamires Lenzi, da área de Recursos Humanos da Farbe, explica que o grupo se reúne mensalmente com o objetivo de atrair e reter esses talentos e foi numa dessas conversas que a proposta surgiu. “Através de uma colaboradora que leciona no Senai, levamos essa ideia até eles e o resultado está aqui: duas pessoas, num curto prazo, atendidas com novas cadeiras”, diz.

A primeira cadeira foi construída através da arrecadação de bicicletas por parte dos próprios colaboradores da Farbe. O resultado animou tanto os alunos do Senai, que eles mesmos arrecadaram mais duas bikes para construir mais uma.

Luiz Cesar Cidral, coordenador do Núcleo de Qualificação Profissional, diz que o projeto é inédito no Senai da região. “Foi uma ideia excelente da Farbe em nos procurar. Criamos o desenho técnico e logo em seguida colocamos em prática com os alunos no curso de solda”, diz. Já na segunda cadeira, outros cursos também entraram no projeto. De acordo com ele, os alunos ganharam a oportunidade de colocar em prática o que aprendem na teoria e ainda entenderem que o trabalho deles vai poder atender muita gente.

Luzia saiu da cerimônia de entrega com a sua nova cadeira e um sentimento de gratidão tanto pela Farbe quanto pelo Senai. “Brinco que só não faço milagre nem ando. E agora vou poder fazer ainda mais coisas graças a essa iniciativa tão boa”, conclui.

Sobre a Farbe
Especializada em tecidos para moda feminina casual e fitness, a Farbe completou 20 anos em 2014. São três unidades localizadas em Santa Catarina responsáveis pela produção de 60 toneladas ao mês. A empresa também trabalha com opções em importados. Ao todo, são 450 profissionais envolvidos nas operações.

Além de lojas próprias em Blumenau (SC) e São Paulo (SP), a Farbe comercializa seus produtos através de uma equipe de 50 representantes. Os principais mercados estão no Sul e no Sudeste e as exportações se concentram no Mercosul.

Cadeiras foram desenvolvidas com a doação de duas bicicletas. Imagem: Divulgação
Cadeiras foram desenvolvidas com a doação de duas bicicletas. Imagem: Divulgação