Farmácia de manipulação aprimora seu trabalho de desenvolvimento com auxílio de programa de gestão do Sebrae

Criar uma farmácia de manipulação que oferecesse produtos e atendimento de alta qualidade sempre foi o sonho da farmacêutica Maria Cecilia Noronha. Em 1992 ela empreendeu e criou em Blumenau (SC) a Dermaestética. Em 2000, abriu uma filial em Gaspar (SC), e em 2014 encontrou no Sebrae Vale do Itajaí a ferramenta ideal para otimizar a gestão da empresa.

A Dermaestética já havia participado de outros programas da entidade e dessa vez a empresária decidiu investir no programa Gestão de Indicadores de Resultado. Durante mais de um ano a Dermaestética foi acompanhada por consultores do Sebrae, que reforçaram a importância de se implantar novas ações para otimizar e mensurar de forma ampla a gestão.

“Representantes de todos os setores da empresa estiveram presentes nas consultorias, para garantir que a gestão passasse a ser mais integrada. Conseguimos a partir daí complementar alguns indicadores e acompanhar com mais frequência os resultados. As avaliações passaram a ser periódicas, com algumas atividades diárias, outras semanais e outras mensais. O resultado que o programa nos trouxe foi a complementação de ações já praticadas na Dermaestética, para não correr o risco de cair no ‘achismo’ e sim utilizar a realidade, através dos indicadores avaliados”, conta a empreendedora.

Foram 14 meses de consultoria. Nesse período a equipe realizou um plano empresarial, definiu objetivos estratégicos, aprofundou os conhecimentos de gestão em todas as áreas e fortaleceu a integração dos setores. “Hoje conto com um grupo mais harmonioso, que trabalha por uma meta comum. Isso faz com que o esforço seja coletivo e os objetivos sejam alcançados rapidamente. O Sebrae foi peça fundamental para aprimorar o trabalho de desenvolvimento que já é realizado há anos na empresa”, enfatiza Maria Cecília.

Sobre o Gestão de Indicadores de Resultado
Voltado apenas para empresas de pequeno porte, o programa tem duração de 14 meses e proporciona 127 horas de consultoria individual, 76 horas de workshops oito horas de encontros empresariais para formação de rede de contatos de negócios entre os participantes. Os empreendedores aprendem a monitorar e ampliar resultados, aprofundar a gestão em áreas funcionais e preparar a empresa para o novo plano empresarial. A equipe de consultores e educadores do Sebrae auxilia a empresa na implantação de modelo de gestão baseado em indicadores e metas para mensuração dos resultados.

Para participar do Gestão de Indicadores de Resultado, os interessados devem entrar em contato com o Sebrae através do telefone (47) 3702-6400, com Ionita.

Programa Gestão de Indicadores de Resultado está com inscrições abertas e proporciona 127 horas deconsultoria individual. Imagem: Daniel Zimmermann
Programa Gestão de Indicadores de Resultado está com inscrições abertas e proporciona 127 horas deconsultoria individual. Imagem: Daniel Zimmermann