Melz Assessoria de imprensa

Feriados do primeiro semestre movimentam comércio no Empório Vila Germânica
22/06/2015

Enquanto para muitos empresários os feriados são sinônimos de queda na produtividade, para quem trabalha com turismo as folgas prolongadas são a certeza de movimentação acima da média. Pelo menos é isso que sentem os lojistas e donos de pontos de alimentação do Empório Vila Germânica, localizado junto ao Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC).

Lojista mais antigo do complexo, Luiz César Corrêa, da Villa Sul, comprova esse benefício na prática. No feriadão de Corpus Christi no dia 4 de junho, ele faturou em quatro dias um quarto do que costuma arrecadar no mês. “Essas folgas são fundamentais para quem trabalha com turismo. Permitem que as pessoas se desloquem de regiões longínquas e visitem as cidades com mais tempo e, no nosso caso, consigam escolher com calma uma lembrança de Blumenau”, diz. Entre os carros-chefe da Villa Sul estão artesanato regional, malhas e canecas de chope.

Nos 25 anos em que mantém o ponto no complexo, César garante que o cenário mudou muito. “Quando comecei, as lojas abriam apenas na Oktoberfest. Depois, passamos a atender também quando aconteciam eventos no Parque Vila Germânica. Hoje, abrimos todos os dias, inclusive aos domingos e feriados”, diz. Essas mudanças, segundo ele, ocorreram por conta da consolidação do espaço, com aumento no fluxo de pessoas e conseqüentemente na demanda de produtos e serviços.

A abertura do Empório Vila Germânica e a consolidação do espaço como atrativo para blumenauenses e turistas foi fundamental. “Há dois ou três anos sentimos o resultado efetivo que essa estrutura toda representa, diminuindo consideravelmente a sazonalidade que era muito alta.

Hoje o turista pode vir que terá pontos de alimentação, várias opções em compras e um receptivo condizente com o que Blumenau pode oferecer”, finaliza César.

Turismo pede outra dinâmica
Vanessa Zanetti, diretora do Empório Vila Germânica, comenta que o turismo exige uma mudança de pensamento na nossa região, conhecida pelo seu potencial industrial. “Enquanto nas demais empresas se trabalha de segunda a sexta, no turismo o grande movimento ocorre aos fins de semana. O desafio é mostrar isso tanto para os empresários quanto para os trabalhadores”, diz.

De acordo com ela, grande parte do crescimento no número de ônibus de turismo no Parque Vila Germânica é em virtude dos feriados. “Recebemos 3% a mais de veículos. Muitos vindos de regiões em que os feriados permitem uma viagem à Santa Catarina com tranqüilidade, como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro”, finaliza.

Outro motivo de otimismo para o turismo, segundo Vanessa, é que com a alta do dólar os brasileiros preferem destinos nacionais, e Santa Catarina é reconhecida pelos seus atrativos.

Sobre o Empório Vila Germânica
Complexo inaugurado em 2008 junto Parque Vila Germânica, palco de eventos como a Oktoberfest e o Festival Brasileiro da Cerveja, o Empório Vila Germânica é um complexo de lojas e pontos gastronômicos que ficam abertos o ano inteiro para atender o turista e o blumenauense.

As lojas funcionam todos os dias nos seguintes horários: de segunda-feira à sábado das 10h às 20h e aos domingos e feriados das 10h às 18h. Já os pontos de alimentação operam de segunda a segunda, inclusive aos domingos e feriados, das 11h às 23h.

Na Villa Sul os turistas conseguem levar lembranças de Blumenau. Imagem: Daniel Zimmermann

Na Villa Sul os turistas conseguem levar lembranças de Blumenau. Imagem: Daniel Zimmermann