Foco em potencial: saiba como proteger seus ralos do mosquito da dengue

Só em 2015, o Brasil já registrou mais de 1,4 milhão de casos de dengue. Foram 693 mortes por causa da doença, um recorde anual, desde 1990. Para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito causador da doença, são necessários diversos cuidados.

O que muita gente não sabe é que um espaço dentro da própria casa pode se tornar um foco em potencial para a disseminação do problema. É porque as caixas sifonadas, cobertas apenas pelos ralos de grelha tradicionais, são um local ideal para a instalação do mosquito. Para evitar que o espaço apresente riscos, uma das opções é manter as peças cobertas, principalmente em ambientes fechados por longos períodos, como as casas de veraneio.

Salmo de Souza, diretor da Ralo Linear, explica que os modelos sem furos nas tampas reduzem drasticamente o problema, já que evitam a entrada de insetos e a evaporação da água na caixa sifonada. “Além dos modelos lineares, as peças em formato quadrado, que substituem a grelha tradicional, também já contam com essas opções de tampa. Nestes casos, o escoamento acontece apenas pelas fendas laterais, no local onde tradicionalmente se aplica o rejunte”, diz.

Para Souza, a substituição dos modelos de ralos traz um benefício em longo prazo. “Além da durabilidade e da questão do design, podemos levar ainda em consideração a facilidade de higiene dessas peças. Existem opções de tampa em inox e também as chamadas ocultas, em que o ralo é coberto pelo piso do próprio ambiente”, afirma.

Em locais abertos ou com necessidade de escoamento em grandes volumes, Souza indica duas situações: “É possível optar por ralos lineares, que são instalados de forma escalonada, um ao lado do outro. É uma opção interessante para piscinas, por exemplo, pois evita-se pontos empoçados. Outra dica são as tampas de PVC, com furos superiores. Como a água não ficará parada, a chance de proliferação de dengue é reduzida. Porém é importante estar sempre atento e realizar a limpeza quando necessário”, conclui.

O uso de água sanitária também é indicado pelo Guia Básico de Dengue, da Secretaria da Saúde de São Paulo. A recomendação é que seja aplicado 1/3 de copo semanalmente, principalmente nas peças externas.

Sobre a Ralo Linear
Com sede em Blumenau (SC), a Ralo Linear chegou ao mercado da construção civil em 2010. Produtos modernos, com design diferenciado e práticos de instalar são a aposta da empresa, que mostrou ao mercado que os ralos podem fazer parte da decoração e tornar os ambientes mais bonitos, limpos e seguros. Em 2009, a Linear foi vencedora bronze na categoria Casa do IDEA/Brasil, o prêmio de design mais representativo do país. Atualmente a empresa possui representantes em todo o Brasil.

Ralos sem furos na tampa são mais seguros contra a dengue. Imagem: Divulgação
Ralos sem furos na tampa são mais seguros contra a dengue. Imagem: Divulgação