Grupo de estudos sobre controle de infecção hospitalar discute a judicialização da saúde em Blumenau

A prevenção e o controle de infecções é um dos maiores desafios da saúde brasileira. Atualmente, pelo menos 100 mil pessoas morrem ao ano por causa do problema, segundo a Comissão Nacional de Biossegurança (CNB). Com a finalidade de discutir as boas práticas na prevenção das infecções hospitalares, os cinco hospitais blumenauenses (Santo Antônio, Santa Isabel, Santa Catarina, Unimed e Misericórdia) contam com Serviços de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), responsáveis por determinar medidas que previnam a disseminação das infecções em ambientes hospitalares. Visando discutir assuntos relativos ao tema, foi criado o Grupo de Estudos Sobre Controle de Infecção Hospitalar em Blumenau (GECIB).

Os participantes se reúnem mensalmente para discutir temas pertinentes à área. Em julho, a discussão foi acerca das questões legais que envolvem os casos de infecção hospitalar. A advogada especialista em Direito Médico e da Saúde e sócia da Krieger Advogados Associados, Juliana Schütz Machado, conduziu a reunião e esclareceu as dúvidas dos participantes.

O encontro aconteceu no dia 23, na sede da Unimed Blumenau e contou com a participação dos integrantes dos SCIH’s de todos os hospitais do município. “Foi uma grande oportunidade de integração entre equipes multidisciplinares (advogados e profissionais da área da saúde). Apresentamos o atual cenário de judicialização da saúde em relação aos hospitais, e delimitamos o alcance da responsabilidade civil dos prestadores de serviços, alertando os profissionais, principalmente sobre a necessidade de reflexão acerca do armazenamento de determinados documentos, indispensáveis para os casos de defesas”, explica Juliana

“O evento é um ponto facilitador para os serviços, pois juntos trazemos ideias, discutimos casos e boas práticas adotadas em cada um deles, com temas pertinentes a área, inclusive com proposta de desenvolvimento científico”, avalia o enfermeiro Darlan Dalpiaz, do SCIH da Unimed Blumenau.

Sobre o GECIB
Criado em março deste ano, o Grupo de Estudos Sobre Controle de Infecção Hospitalar em Blumenau iniciou suas atividades dentro do Hospital Santa Catarina e reúne mensalmente enfermeiros, infectologistas e microbiologistas de todos os hospitais de Blumenau. O objetivo dos encontros é discutir o desenvolvimento de processos semelhantes nas instituições, visando um atendimento amplo e um controle otimizado no que diz respeito a infecções hospitalares.

Sobre a Krieger
Fundada em 1992, a Krieger Advogados Associados possui sede em Blumenau (SC). Conta com sete profissionais especialistas das áreas de Direito Administrativo, Médico e Civil/Processual atuando em todo o estado.

A advogada Juliana Schütz Machado conduziu a reunião e esclareceu as dúvidas dos participantes. Imagem: Pedro Waldrich
A advogada Juliana Schütz Machado conduziu a reunião e esclareceu as dúvidas dos participantes. Imagem: Pedro Waldrich