Melz Assessoria de imprensa

HBSIS e Grife Social Omunga realizam ação para captação de livros infantis na próxima quinta-feira (10)
07/09/2015

Mais do que promover a integração e momentos de lazer entre os profissionais, a Associação Recreativa e Cultural da HBSIS (ARCHBSIS) realiza ações que tenham o objetivo de ajudar quem precisa. Por isso, convidou a Grife SocialOmunga, de Joinville (SC) para realizar uma ação conjunta com foco no incentivo à educação. Será na próxima quinta-feira (10), das 10h às 16h, na sede da empresa, na Rua Ângelo Dias, 220, 2º andar, no Centro de Blumenau.

Além dos profissionais da empresa de tecnologia, toda a população interessada em participar poderá comparecer ao local. Serão arrecadados neste dia livros infantis e haverá ainda a venda de camisetas da grife, todas com 10% de desconto. O material doado pela população será destinado à escolas em regiões de grande vulnerabilidade social, como o Sertão nordestino e países da África.

Rafael Godinho, presidente da ARCHBSIS, explica que a ação já está repercutindo internamente. A HBSIS já doou um computador para o trabalho da Omunga e cedeu o espaço para realização da ação. Também irá liberar os profissionais para realizarem doações ou adquirirem camisetas durante o expediente. “Conscientizar as pessoas da importância de abraçarmos essa causa é fundamental. e conseguimos sensibilizar através da ARCHBSIS tanto os profissionais quanto as suas famílias. Nosso objetivo é fazer com que toda a população interessada em abraçar o projeto possa vir até a empresa e dar a sua contribuição”, diz.

Livros para a África e escolas do Sertão
Dois projetos são a base de trabalho da Omunga. A organização foi oficializada em 2013 e arrecada fundos, recursos materiais e capta voluntários para projetos educacionais. O objetivo geral é alavancar recursos para construir bibliotecas e capacitar educadores para formação de leitores em regiões de carência extrema.

Para a África, a Omunga (do dialeto africano “umbundo” que significa união, unidade, conjunto) doa livros destinados a Angola e Moçambique, em que o idioma é o português. Atualmente a ONG conta com duas bibliotecas no continente, estruturadas com auxílio de voluntários e doações. Já no Brasil, outras duas bibliotecas foram construídas no Piauí, nas cidades de Curral Novo e Betânia do Piauí e integram o projeto Escolas do Sertão.

As camisetas auxiliam no levantamento de recursos e podem ser adquiridas também pela loja virtual da ONG, no link omunga.com.