Higienização das cadeiras de alimentação: como fazer

Um dos artigos indispensáveis para o desenvolvimento da criança é a cadeira de alimentação. Isso porque ela permite que os pequenos curtam um dos melhores prazeres da vida, em segurança, desde cedo: comer. A partir dos nove meses, a criança desenvolve o chamado “movimento de pinça”, quando consegue pegar objetos e alimentos com as pontas dos dedos indicador e polegar. E a partir daí, a coordenação motora vai melhorando aos poucos e ela já é capaz de segurar os talheres.

Mas essa fase também é marcada por muita bagunça e sujeira. Claro, como a criança ainda está desenvolvendo esses movimentos, é normal que ela suje todo o rosto, as roupas, a cadeira de alimentação e, muitas vezes, tudo ao redor. Lavar as roupas e limpar a criança são tarefas fáceis. Mas e a cadeira? Você sabe como higienizar da forma correta?

Quem dá as dicas é Amanda Teixeira, coordenadora de desenvolvimento da Tutti Baby, empresa especializada em produtos infantis: “É importante que o pai ou a mãe leia o manual da cadeira que a criança utiliza para verificar se o tecido pode ser retirado ou não para lavar. Nesse caso, todas as orientações devem ser seguidas para que a integridade do produto esteja garantida. Então, é só lavar, secar ao sol e fixar à cadeirinha novamente”, ressalta.

A orientação acima é mais válida para as cadeiras compactas, já que as de pé, normalmente, são de tecido plastificado e impermeável. “Nesse caso, os pais podem utilizar uma esponja com água e detergente neutro para limpar bem o assento. E a bancada de apoio pode ser higienizada com um pano seco e álcool”, indica Amanda.

É importante lembrar que a limpeza deve ser feita a cada refeição, já que o acúmulo de restos de comida, junto do pó ou outra sujeira, pode trazer alergias aos pequenos. Além disso, é um chamariz para formigas, que podem picar – e machucar – a criança.

Sobre a Tutti Baby
Com sede em Massaranduba (SC), a Tutti Baby faz parte do Grupo Zanotti e é especializada em fabricação de produtos para bebês, que englobam os grupos Passeio (carrinhos), Retenção (cadeirinhas para automóvel e bebê conforto), Casa (cercado, berço portátil e grade para porta), Alimentação (cadeiras) e Puericultura Leve (banheiras, troninhos, assento redutor, saboneteiras e suporte para banheira).

Possui mais de 10 anos de atuação e está presente em todo o território brasileiro, com mais de 1,6 mil pontos de venda.

Manter a cadeira de alimentação higienizada é importante para a saúde dos bebês. Imagem: Divulgação
Manter a cadeira de alimentação higienizada é importante para a saúde dos bebês. Imagem: Divulgação