Implantada nesta segunda-feira (25) a Instância de Governança Regional do Vale Europeu

Representantes de 17 municípios do Vale Europeu acordaram na tarde desta segunda-feira (25) a implantação da Instância de Governança do Vale Europeu. A entidade representará os interesses ligados ao turismo de organizações privadas e públicas com foco nesta atividade.

Quem preside a Instância para o triênio 2016-2019 é o presidente do Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau, Valmir Zanetti.

Ele explica que a Instância de Governança é um modelo indicado pelo Ministério do Turismo para defesa de interesses regionais comuns a prefeituras e ao trade. “Um dos exemplos práticos disso é a sinalização dos atrativos em vias estaduais. Defenderemos questões como essa com mais força a partir do momento em que tivermos uma entidade regional forte”, comenta.

Serão associados à Instância os municípios e as entidades que trabalham o turismo. Empresas e pessoas físicas não poderão aderir à organização, mas, sim, às demais associações que a compõe.

Os municípios integrantes são: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Canelinha, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Nova Trento, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio, São João Batista e Timbó.

Modelo de gestão: diretorias temáticas
Valmir explica que a diretoria é dividida em sete temas ligados aos objetivos da entidade. São elas: Legislação, Articulação e Mobilização Regional, Segmentação e Roteirização, Qualificação Profissional, Administrativo-Financeiro de Projetos e Investimentos, Ordenamento e Infraestrutura e Promoção e Comercialização.

“Desenhamos este modelo como forma de otimizar os resultados. A Instância terá várias atribuições e a diretoria será bastante focada em temáticas que influenciam diariamente na atividade turística”, finaliza Valmir.

O vice-presidente e diretor de legislação é Jorge Luiz Ramos (presidente do Brusque Convention e Visitors Bureau), o diretor de articulação e mobilização regional é Marcos Küster (indicado pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí), a diretora de segmentação e roteirização é Eliana Czaschke (Associação Visite Pomerode), a diretora de qualificação profissional é Elita Grosch Maba (Senac), o diretor administrativo-financeiro de projetos e investimento é Alfrdo José Klöppel (indicado pelo Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região), diretora de ordenamento e infraestrutura é Adriana Salles Ribeiro (Secretaria de Turismo de Blumenau) e a diretora de promoção e comercialização é Ivone Lemke (Fundação Cultural de Pomerode).

Sobre o Convention
Fundado em 1º de fevereiro de 1991, o Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau é um escritório de negócios ligados ao turismo. Com cerca de 100 associados, o objetivo da entidade é captar eventos, aprimorar o atendimento do turista que nos visita e defender os interesses da categoria.

São 14 municípios atendidos: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Ilhota, Indaial, Luiz Alves, Pomerode, Rio dos Cedros e Timbó.

Representantes de prefeituras e entidades ligadas ao turismo na reunião que deu início aos trabalhos da Instância de Governança. Imagem: Divulgação
Representantes de prefeituras e entidades ligadas ao turismo na reunião que deu início aos trabalhos da Instância de Governança. Imagem: Divulgação