Investimentos em produtividade marcam 2015 para a Fakini

Internalização de processos, investimentos em equipamentos e ampliação da estrutura física. Essas foram três conquistas da Fakini, empresa de Pomerode (SC) especializada em confecção infanto-juvenil, em 2015. Elas resultaram num aumento de 8% no número de peças produzidas e distribuídas nos mais de 6 mil pontos de venda no Brasil e em alguns países da América Latina. Em termos de faturamento, a companhia cresceu 6,8% no ano que passou.

De acordo com Francis Giorgio Fachini, diretor comercial, o planejamento inicial era de um crescimento maior. Porém, mesmo com o momento delicado vivido pela economia, os investimentos não pararam. “Entendemos que períodos bastante conturbados ainda virão e precisamos estar preparados para atender com a melhor produtividade para seguirmos com a nossa política de preços justos. Além do mais, quando este momento passar, teremos uma estrutura que vai comportar a retomada de um crescimento mais intenso”, afirma o executivo.

Para contribuir com a estabilização dos preços para os lojistas, a Fakini absorveu alguns processos que eram realizados por empresas terceiras como, por exemplo, boa parte da costura. Também recebeu, em 2015, o equipamento que representa a maior aquisição da história da empresa: uma rama para beneficiamento de tecidos que aumenta em 30% a produtividade. O maquinário atende a atual demanda da companhia e suporta o crescimento esperado para os próximos anos.

Outro investimento recente, que entra em operação ainda no primeiro bimestre de 2016, é num novo equipamento para estamparia localizada que vai ampliar a qualidade das entregas do setor de decoração. Ainda para 2016, a expectativa é a finalização de um novo galpão que vai abrigar a tecelagem da empresa. O espaço, que terá mais de 2 mil metros quadrados, deve receber as operações no segundo semestre.

Francis comenta ainda que novidades em termos de produtos e marcas surgirão este ano. “Acreditamos que trazer inovação se tornou uma premissa de sobrevivência no mercado para os próximos anos. E a Fakini está se preparando para surpreender os seus clientes”, diz.

Quarta coleção anual também surgiu em 2015
Além de Inverno, Primavera Verão e Alto Verão, a Fakini estreou mais uma coleção em 2015. As peças da coleção Férias chegaram aos lojistas a partir de novembro com o objetivo de manter novidades nos pontos de vendas entre as coleções de Alto Verão e Inverno. As vendas ainda não terminaram, mas, de acordo com Francis, os bons feedbacks em relação ao produto e a iniciativa chegaram. “Acreditamos que temos um bom caminho a trilhar neste ano com essa coleção”, finaliza.

Sobre a Fakini
Fundada em 1994, em Pomerode (SC), a companhia trabalha com moda infantil e juvenil através das marcas Fakini, Playground e Every Day. Além dos 6 mil pontos de venda em todos os estados brasileiros, a empresa ainda comercializa seus produtos através da loja virtual www.fakinistore.com.br.

Francis Fachini comenta que 2016 será de novidades na Fakini. Imagem: Actonove Fashion Photography
Francis Fachini comenta que 2016 será de novidades na Fakini. Imagem: Actonove Fashion Photography