Itens com consumo reduzido de água e luz são apostas do setor de construção

No último ano o Brasil enfrentou a maior crise hídrica da sua história. A região Sudeste foi mais afetada e passou por racionamento e torneira seca. Além disso, o medo de apagões se tornou comum no dia a dia dos brasileiros. No entanto, foram estas limitações em relação aos recursos naturais que não só trouxeram um pensamento coletivo sustentável, como incentivaram a indústria a buscar soluções para a redução do consumo dos recursos naturais.

Na construção civil, se destacaram as peças que trazem eficiência e realizam o mesmo trabalho que similares com uma quantidade bastante reduzida de recursos. No setor de iluminação, passamos pelo boom do LED, que chegou para reestruturar o segmento.

“Essa tecnologia reduz em até 75% o consumo de luz e gera uma iluminação mais difusa do que as lâmpadas comuns”, explica o diretor superintendente da Blumenau Iluminação, Renato Medeiros. A companhia, que atua em todo o território nacional e na América Latina, já conta com 95 peças de LED e deve lançar novos modelos ainda neste ano. “Precisamos nos adaptar ao setor e mostrar a importância de se investir em produtos sustentáveis. Além de lâmpadas, trouxemos fitas de LED, que podem ser aplicadas em diversos modelos de luminária. Acreditamos que é possível, sim, apostar em design sem abrir mão da sustentabilidade”, conta o gestor.

Mas não é só nos produtos que a Blumenau aposta em economia. Atualmente o parque fabril é abastecido apenas com água da chuva, armazenada em duas caixas d’água com capacidade total de 100 mil litros. “Atualmente não utilizamos mais água tratada no processo fabril. Criamos um sistema de armazenamento e também de tratamento que nos permite atuar apenas com recursos da chuva e devolver a água ao ambiente somente após estar de acordo com as normas ambientais”, destaca Renato.

É também em Blumenau (SC) que está localizada a Blukit, especializada em soluções para instalações hidráulicas. São 3,5 mil produtos no mix da companhia, que iniciou sua história em 1989 com o lançamento do Kit Conversor para Registros, que possibilita o intercâmbio entre bases de registros e acabamentos das mais variadas marcas disponíveis no mercado.

A preocupação com a utilização racional da água permeia a história da empresa, que, em 2009, lançou o mecanismo de saída para bacia sanitária com caixa acoplada. O equipamento conta com duplo acionamento e reduz pela metade a quantidade de água utilizada nas descargas, sem que o produto perca a eficiência.

Por exemplo: em um sistema normal que utiliza seis litros de água, o consumo de uma casa com quatro pessoas, se cada uma for ao banheiro seis vezes ao dia, será de 144 litros/dia. Com o sistema de duplo acionamento, se considerarmos que cada um vai acionar uma vez ao dia a descarga completa e cinco vezes ao dia a meia-descarga, o gasto será de 84 litros diários. Uma economia de 60 litros por dia. Essa família economizaria em um ano, 21.900 litros de água.

Segundo Adrian Rogers Censi, o produto é compatível com todos os modelos de caixas acopladas existentes no mercado. “O mecanismo pode ser usado tanto nos modelos com o tradicional acionamento superior, como também naqueles onde o botão fica na parte lateral ou frontal da caixa. O importante é termos a consciência de que, a eficácia é a mesma, com até metade do recurso hídrico”, conta.

De olho na sustentabilidade, a Blukit criou uma linha de produtos chamada Economizadores de Água, que conta também com arejadores para torneiras, redutores de vazão e torneiras temporizadas. “Evoluir significa também reduzir o impacto ambiental e essa responsabilidade já faz parte do nosso dia a dia. Acreditamos que é possível fazer a diferença no mercado com produtos inovadores e, ao mesmo tempo, proteger e utilizar de forma consciente os recursos naturais que ainda temos de forma prática e econômica”, conclui.

A Blumenau Iluminação conta com 95 peças de LED e, ainda nesse ano, deve lançar novos produtos. Imagem: Divulgação
A Blumenau Iluminação conta com 95 peças de LED e, ainda nesse ano, deve lançar novos produtos. Imagem: Divulgação
O mecanismo de saída para bacia sanitária com caixa acoplada, da Blukit, reduz pela metade a quantidade da água utilizada nas descargas. Imagem: Divulgação
O mecanismo de saída para bacia sanitária com caixa acoplada, da Blukit, reduz pela metade a quantidade da água utilizada nas descargas. Imagem: Divulgação