IV Encontro de Educadores Ambientais de Zoológicos e Aquários do Brasil acontece no Zoo Pomerode

Unir esforços das instituições em prol do conhecimento e atualizar especialistas da área. Esses são os objetivos do IV Encontro de Educadores Ambientais de Zoológicos e Aquários.

A programação contará com atividades como palestras e trocas de experiências de profissionais de várias instituições do Brasil. O evento é realizado pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) e acontecerá nos dias 10, 11, 12 e 13 de setembro, no Zoo Pomerode.

Esta edição terá a participação de Igino Mercuri, que é bacharel em Ciências Sociais, especialista em gestão ambiental, diretor do Centro de Inovação Cidadã da Fundação Zoológica de Cali, membro do Comitê de Educação da Associação Latino-americana de Parques Zoológicos e Aquários (ALPZA) e designer de experiências de formação de cidadãos em cenários não convencionais.

O encontro já foi realizado em parceria com a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul em 2016, Zoológico Municipal de Curitiba em 2017 e Zoológico Municipal de Bauru em 2018. Para Priscila Weber Maciel, do Zoo Pomerode, é uma honra sediar o evento na cidade mais alemã do Brasil. “Estamos ansiosos para receber a programação. Ainda temos muito o que aprender sobre os animais e a troca de experiências é essencial para isso. No dia 13 teremos uma visita técnica com os participantes aqui no zoológico e esperamos que os nossos conhecimentos despertem o interesse deles”, completa.

AZAB
Em 2018, a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) em parceria com o ICMBio, assinou um acordo de cooperação técnica para trabalhar a conservação de 25 espécies brasileiras ameaçadas de extinção. Durante a vigência do acordo, todos os programas e ações educativas serão realizadas em prol desses animais.

Mais informações sobre a programação e inscrição podem ser obtidas através do link http://bit.ly/IVEncontrodeEducadoresAmbientais. A agenda acontecerá no Zoo Pomerode que fica localizado na rua Hermann Weege, 180, Centro.

Sobre o Zoo Pomerode
Maior zoológico de Santa Catarina, o Zoo Pomerode abriga 1.011 animais, de 242 espécies diferentes. Destas, 40 espécies estão na lista mundial de ameaçadas de extinção. Na sua maioria, os moradores do espaço não têm condições de voltar à natureza porque foram vítimas de maus-tratos ou acidentes.

A história do espaço começou há 87 anos, em 1932. São 35 mil metros quadrados para visitação, localizados no Centro Histórico de Pomerode (SC).