Lutador de Blumenau disputa título no Campeonato Europeu de Jiu Jitsu

Movimentos coordenados para a defesa pessoal que não ferem o adversário, mas o fazem desistir do ataque fazem parte do Jiu Jitsu. A técnica milenar, que remonta aos samurais japoneses, tem adeptos em todo o mundo e Blumenau conta com um dos grandes lutadores mundiais. Edgar Guimarães, que compete pela equipe A.S Team, foi campeão mundial em 2015 e se prepara para um novo desafio na próxima semana.

O lutador viaja para Portugal onde, no dia 22 de janeiro, busca o título do Campeonato Europeu de Jiu Jitsu. “Tenho me preparado muito para mais este desafio e acredito que a vitória é uma consequência do trabalho realizado”, diz. Edgar é também professor e ensina a técnica inclusiva para crianças a partir de três anos.

O primeiro contato com a técnica foi ainda na infância. Desde então, o atleta praticou diversas modalidades esportivas, como Karatê, Judô, Boxe e Muay Thai. “Quero conquistar mais títulos e também repassar todos os benefícios que o Jiu Jitsu traz para a vida pessoal e profissional”, salienta Edgar.

Coleção de títulos
Além do campeonato mundial, o lutador já venceu também outras importantes competições, como o Campeonato Sul-Brasileiro de Jiu-Jitsu (2015), a Copa Mercosul Open (2015), o Abu Dhabi World (2015), o Catarinense (2014) Open e o Sul Brasil Cup (2012).

Apoio de empresas locais
Edgar reforça que o patrocínio de empresários blumenauenses é fundamental para a participação em eventos como o Campeonato Europeu. Ele conta com o apoio de empresas como a PagueVeloz, startup de meio de pagamentos. “Contar com pessoas que acreditam no meu trabalho é fundamental. A PagueVeloz conhece a minha dedicação e sabe que o esporte é um meio de transformação social”, finaliza.

Edgar Guimarães disputa título no Campeonato Europeu de Jiu Jitsu na próxima semana em Portugal Imagem: Divulgação
Edgar Guimarães disputa título no Campeonato Europeu de Jiu Jitsu na próxima semana em Portugal Imagem: Divulgação