Maior TEDx de Santa Catarina reuniu 560 pessoas de sete estados brasileiros

Instigar discussões, difundir diferentes ideias e estimular conexões que quebram paradoxos. Essas foram as premissas do TEDxBlumenau, que ocorreu no último domingo, em Blumenau (SC), com a temática Mundos.

Ao todo, 11 palestrantes subiram ao palco e contaram suas experiências e ideologias durante um dia inteiro de sinergia. A agenda reuniu 560 pessoas de sete estados brasileiros, inclusive do Distrito Federal. A plateia, composta em sua maioria por mulheres e com média de idade de 31 anos, promoveu o maior TEDx que já aconteceu em Santa Catarina.

Na estrutura, um espaço chamou a atenção dos presentes. O Mundo Paralelo proporcionou uma experiência diferente aos participantes, convidando a todos para observar o céu – através de janelas no teto. Tapetes para prática de meditação e yoga, almofadas e som ambiente de pássaros e água davam o tom de calmaria e sossego, instigando a reflexão. Outras intervenções também estavam disponíveis no lugar, como um painel para que as pessoas contornassem seus corpos, exposição de arte e uma ação na qual o público era convidado a conhecer diferentes histórias e depois abrir um envelope para ver uma foto da personagem.

Além disso, espaços com cadeiras de praia, cangas e puffs, e um paredão para escalada foram montados na parte externa do local, para relaxar os participantes no intervalo entre as palestras.

Quem pode conferir o evento de perto, presenciou um discurso impressionante de G.A.I.A, modelo de inteligência artificial criado por Juliana Matos e Rudá Cabral. Participou da gravação ao vivo do podcast Boa Noite Internet com Cris Dias. Soube um pouco mais sobre o trabalho da drag queen Abba, além das histórias de Bia Groxco, Beatrys Rodrigues, Ricardo Lebre, Tiago Rondon, Sandra Krieger, Lígia Zotini e Davi Cosso. E, por fim, assistiu uma apresentação inusitada de Rui Celso, onde poesia, música e barbearia proporcionaram um momento único ao espectador.

Para Humberto Cardoso Filho, organizador do TEDxBlumenau, esta edição entrou para a história do evento. “Aconteceram muitas coisas inéditas. A quantidade de pessoas presentes, a duração do evento e os próprios speakers cheios de novidades. Tudo isso promoveu o maior TEDx já feito no estado. Estamos muito orgulhosos”, completa ele.

Sobre o TEDxBlumenau
Edição local do maior evento de compartilhamento de ideias do mundo, o TEDxBlumenau aconteceu pela primeira vez em 2015 na cidade. De lá pra cá, foram mais de 15 edições, entre eventos segmentados e outros com temas mais abrangentes organizados pelo time de voluntários que trabalha para estabelecer diálogos com a cidade.

Facebook
LinkedIn
Instagram