Método das Boquinhas® ganha versão digital para a PlayTable

Como pronunciar o som de uma letra, se o nome dela é diferente? Qual o movimento correto da boca para que a fala seja correta? Essas são dúvidas comuns no processo de aprendizagem da maioria das crianças. E foi a partir delas que a fonoaudióloga e psicopedagoga Renata Jardini desenvolveu o Método das Boquinhas®. Além de decodificar cada uma dessas etapas, as atividades que incluem a metodologia também apostam no recurso visual, mostrando os movimentos corretos da boca na pronúncia dos fonemas.

A partir de agora, os jogos voltados para a alfabetização fônica-articulatória também ganham versões especiais para a PlayTable, mesa digital interativa que conta com games educativos desenvolvida pela Playmove. Já são mais de mil escolas que utilizam o produto e poderão contar com o recurso. Através do Memória Boquinhas e do Puxa-Bocas Boquinhas, as crianças desenvolverão a consciência fonológica e visuoarticulatória, a conversão entre letra/som, a atenção e a memória visual e auditiva.

No game Puxa-Bocas, o destaque fica por conta do desenvolvimento da soletração. Cada palavra apresentada traz diversas figuras de bocas com o áudio do som das letras, distribuídas aleatoriamente. A criança precisa ouvir e através da audição e visão, sequenciar as imagens das bocas para que formem o som correto das palavras. Já no Memória, o jogo traz figuras de objetos e logo abaixo, as bocas que reproduzem o som inicial da pronúncia do nome de cada um deles. O jogador precisa unir corretamente as figuras com as pronúncias para vencer o desafio, que conta com diversas fases e níveis de dificuldade.

Além da aplicação no ensino regular, os games também são indicados para a área da Educação Especial, no tratamento do autismo, da dislexia e outras dificuldades. “As crianças aprendem muito melhor brincando e com recursos como os do método, que traz a visualização da pronúncia. O Boquinhas tem tudo a ver com a iniciativa da PlayTable, que visa trazer recursos para apoiar a aprendizagem de forma eficaz. Temos certeza que os jogos serão de grande ajuda para os educadores no processo de alfabetização”, diz Cristiano Sieves, especialista em ludopedagogia da Playmove.

“Vincular o nome Boquinhas à PlayTable é uma honra para mim, pois acredito que compartilhamos o mesmo ideal, de levar aprendizagem rápida, segura e lúdica a todos. Com esses jogos a alfabetização se alia à fala bem articulada, ampliando habilidades importantes para o sucesso da escolaridade. Mais do que uma ferramenta atual, os jogos digitais são a saída para professores, clínicos e pais que buscam alicerçar seus objetivos de aprendizagem eficaz com algo prazeroso”, avalia Renata.

“Acredito que esses dois jogos Boquinhas na PlayTable são o início de uma parceria profícua, que poderá se estender para a prática pedagógica digital ao alcance de todos, fixando conceitos de forma simples e lúdica, que atenda as necessidades de qualquer aprendiz’, conclui a fonoaudióloga.

Sobre a PlayTable
Criada para aliar tecnologia, educação e diversão, a PlayTable é uma mesa digital, interativa e multidisciplinar que pode ser utilizada por crianças a partir dos três anos de idade. Os jogos são criados a partir das matrizes curriculares e desenvolvem habilidades cognitivas e de coordenação motora, além de conteúdos como alfabetização, matemática, ciências, artes, história, entre outros.

A estrutura é segura e simples, o que permite que as próprias crianças façam o uso do equipamento sem a necessidade da intervenção de adultos. Graças à tecnologia empregada no produto, ele é recomendado para utilização em programas de inclusão com crianças com dificuldades psíquicas e motoras.

Sobre a Playmove
Criada em 2013 em Blumenau (SC), a startup Playmove nasceu a partir da união de dois empreendedores das áreas de tecnologia e brinquedos educativos. O negócio deu origem a primeira mesa digital com jogos educativos do Brasil, a PlayTable. Foram três anos de pesquisa até que o dispositivo chegasse ao mercado. Em 2016 a startup recebeu menção honrosa na categoria Negócio de Impacto Social do Prêmio Empreendedor de Sucesso, entre outros prêmios ao longo da sua história.

Posts created 2246

Related Posts

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top