Movimento Compre do Pequeno Negócio, do Sebrae, traz programação extensa para Blumenau

Valorizar o negócio que fica no seu bairro não é apenas ajudar no desenvolvimento da comunidade. É também fortalecer a economia do país, garantindo a geração de emprego e renda. As micro e pequenas empresas já são mais de 98% dototal dos negócios catarinenses, respondem por 35,1% do PIB no estado e por 46% do total de empregos com carteira assinada – mais de 1 milhão de vagas.

E é com foco no incentivo a estes empreendedores que o Sebrae criou o Movimento Compre do Pequeno Negócio. As iniciativas começaram em agosto e nesta semana Blumenau recebe uma extensa programação voltada para estes empreendedores. Uma tenda foi construída na sede da Ampe, na Rua Humberto de Campos, bairro Velha. A estrutura conta com 100 metros quadrados, um auditório para 25 pessoas e receberá programação gratuita dos dias 21 a 25 de setembro, das 9h às 18h.

Donizete Böger, coordenador do Sebrae Vale do Itajaí, explica que o projeto pretende fortalecer os participantes para que possam realizar ações especiais em seus negócios no dia 5 de outubro, Dia da Micro e Pequena Empresa. “Essas atividades estão acontecendo em todo o Brasil e queremos sensibilizar tanto os empresários quanto a população da importância dos pequenos negócios para a economia e auxiliá-los na busca por melhorias na gestão e processos”, explica.

Consultores e analistas da entidade estarão à disposição dos interessados para atendimento sobre assuntos ligados a negócios. Além disso, a tenda recebe capacitações especiais: no dia 22, acontece a oficina Análise de Mercado para Começar Bem, das 8h30min às 18h; no dia 23 será a vez das oficinas Entenda Custos, das 10h às 12h e Empreender para Começar Bem, das 13h30min às 17h30min. Para participar, basta se inscrever pelo telefone do Sebrae – (47) 3702-6400 – ou da Ampe – (47) 3039-8600.

Programação no posto de atendimento da entidade
O movimento Compre do Pequeno Negócio também contará com ações no Centro de Blumenau. As inscrições também são gratuitas e podem ser realizadas no telefone (47) 3702-6400. Confira o restante da programação, que acontece no auditório do Sebrae, na Rua XV de Novembro, 1466:

22 de setembro | 8h30 às 18h | Palestra Controles Financeiros

22 de setembro | 18h às 20h | Palestra Entenda Custos

22 de setembro | 20h às 22h | Palestra Controles Financeiros

28 de setembro | 18h15 às 22h15 | Oficina Análise de Negócio para começar bem

29 de setembro | 18h15 às 22h15 | Oficina Empreendedorismo para começar bem

Mais de 2 mil empresas catarinenses já se cadastraram no site
As empresas e os consumidores estão se mobilizando pela internet para participar do Movimento Compre do PequenoNegócio, que terá o seu ponto alto no dia 5 de outubro. O site (www.compredopequeno.com.br) desenvolvido especialmente para a iniciativa traz todas as informações necessárias para participar da ação. Em pouco mais de um mês, mais de 69 mil empresas estão cadastradas na página da internet. Só em Santa Catarina o número chega a 2.841 empresas.

A ideia é que os empresários se cadastrem no Movimento e estampem na porta de seus estabelecimentos a mensagem de que o empreendimento é um pequeno negócio. O portal disponibiliza o material para impressão, permite a criação de uma peça publicitária para o empresário utilizar nas redes sociais e também funciona como uma vitrine para o consumidor. Por meio de geolocalizador, ele pode encontrar os pontos comerciais mais próximos que participamdo Movimento para que possa dar preferência às micro e pequenas empresas na hora de fazer compras, especialmente no dia 5 de outubro, em que é comemorado o Dia da Micro e Pequena Empresa.

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução