Mudanças estruturais auxiliam na segurança de crianças em piscinas

O local é onde a maioria dos incidentes ocorre. De acordo com o Ministério da Saúde, só em 2016 foram 913 óbitos por afogamento de pessoas com até 14 anos de idade no país. Queimaduras nos pés também podem ser evitadas com a escolha acertada dos ralos que ficam no entorno da estrutura.

O cuidado com crianças pequenas deve ser redobrado, principalmente no verão. Nessa época é comum que se utilizem mais praias, rios e piscinas para se refrescar. No entanto, a segurança deve ficar ainda mais evidente nesse momento. Pois segundo o Ministério da Saúde, o afogamento, por exemplo, é a principal causa da morte acidental de crianças. Só em 2016, foram 913 óbitos de pessoas com até 14 anos de idade. O motivo é o maior causador de morte na faixa etária de um a quatro anos, sendo a piscina o local onde a maioria dos incidentes ocorre.

Nesses lugares, de acordo com a diretora executiva da Ralo Linear, Regina Montandon, é fundamental verificar os tipos de ralos utilizados dentro e fora dos locais. “Na parte interna, por exemplo, precisa-se observar se existe ralo antissucção, evitando com que os cabelos sejam sugados. Já na parte externa, é importante que o item possua um revestimento adequado para o ambiente, sendo antitérmico e impedindo que quem passe por ali acabe queimando os pés”, diz.

Todos os dias, 17 pessoas morrem afogadas no Brasil – sendo que três delas são crianças –, de acordo com o Ministério da Saúde. “Investir em mudanças estruturais, além de cuidados próprios, podem evitar muitas dessas tragédias. São pequenas ações que garantem a segurança e a proteção de toda a família, principalmente dos pequenos”, destaca Regina. Um projeto de lei que disciplina a prevenção de acidentes em piscinas no território nacional tramita no Congresso desde 2014.

Sobre a Ralo Linear
Com sede em Blumenau (SC), a Ralo Linear chegou ao mercado da construção civil em 2010. Produtos com design diferenciado e práticos de instalar são a aposta da empresa, que acredita que os ralos podem fazer parte da decoração e tornar os ambientes mais bonitos, limpos e seguros. A empresa já foi vencedora bronze na categoria Casa do IDEA/Brasil, o prêmio de design mais representativo do país. Atualmente possui representantes em todo o Brasil. Hoje são mais de 80 produtos no mix e 3 mil pontos de venda.