Muito além da folia: o que fazer em Blumenau durante a Oktoberfest

São 19 dias de Oktoberfest, em Blumenau (SC). Em todos eles, é possível ver os setores e a Vila Germânica lotados de pessoas vindo de todos os cantos do Brasil. E, se a noite a folia está garantida, durante o dia a cidade também oferece opções para todos os gostos. 

Confira algumas dicas do que fazer em Blumenau:

Visitar a Vila Germânica durante o dia
Muitos turistas só conhecem o local à noite. Mas ao longo do dia não só é possível passear por todo o Empório Vila Germânica, como visitar suas lojas e restaurantes. Durante a Oktoberfest, o local abre seus portões às 11h. Dá pra escolher aquele souvenir com calma, garantir produtos exclusivos e ainda curtir ao ar livre.

Os restaurantes do Empório Vila Germânica, que é a área externa do Parque, tem um cardápio exclusivo para o dia, onde servem à la carte nas mesas, com música alemã e muita animação. De terça a sexta, não há cobrança de ingresso até as 18h. Sábados, domingos e feriado, até as 13h é possível entrar sem pagar. Nas segundas-feiras e no último domingo de festa (22) a entrada é livre.

Café colonial
Já que comer bem é sempre uma das prioridades dos turistas, o café colonial do São Jorge, na Vila Germânica é uma ótima opção. A casa oferece um buffet com iguarias típicas como strudel, kochkäse, cuca e também pratos bem tradicionais como pão de queijo, bolos e tortas. O local funciona das 11h até a meia noite, todos os dias. De terça a sexta, é possível entrar na Vila Germânica sem pagar ingresso até as 18h. Sábados, domingos e no feriado, será cobrado valor de entrada a partir das 13h. Nas segundas-feiras e no último domingo de festa (22) a entrada é livre.

Conhecer as cervejarias do Vale da Cerveja
Já que Blumenau é a capital nacional da cerveja e abriga a festa que tem o chope como seu carro chefe, nada mais certo do que o turista explorar este universo. A dica é conhecer as cervejarias que fazem parte do Vale da Cerveja, visitar suas fábricas e entender como funciona o processo de fabricação de um rótulo. Todas as informações sobre endereços, modelos e preços das visitas estão em www.valedacerveja.com.

Cursos na Escola Superior de Cerveja e Malte
Para os apaixonados por cerveja artesanal e também aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre a bebida, a Escola Superior de Cerveja e Malte oferece um minicurso de degustação de segunda a sábado, às 10h30min. Não é necessário fazer inscrição prévia. É só chegar um pouco antes do horário e aproveitar. Durante o encontro, o visitante vai conhecer as escolas cervejeiras e provar quatro rótulos que integram o Vale da Cerveja. A duração aproximada é de uma hora e o investimento é de R$ 65,00 por pessoa.