Os praticantes de punhobol do mundo todo estarão com os olhos voltados para Santa Catarina na próxima semana. Pomerode (SC) recebe o Campeonato Mundial Sub-18 da modalidade entre os dias 17 e 20 de abril. Embora pouco difundido no Brasil, o esporte é bastante praticado na Europa e as semelhanças culturais entre a região e o Vale do Itajaí foram facilitadores da captação do evento.
As seleções participantes nas categorias masculino e feminino são Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, Chile e Suíça. A Namíbia compete apenas no masculino. Ao todo, são mais de 130 atletas e mais de 50 pessoas das delegações participantes que estarão hospedados na região.
As partidas serão realizadas numa estrutura que será montada a partir da próxima segunda (14) no campo da Associação Esportiva Floresta. Não haverá cobrança de ingressos e a tabela com os horários das disputas está disponível no site funpeel.esp.br/punhobol.
O evento é uma realização da Fundação Promotora de Eventos, Esportes e Lazer (Funpeel), apoio da Associação Pomerodense de Punhobol, da Prefeitura Municipal de Pomerode e da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). As empresas Aliança e Cativa também são apoiadoras do evento.
Histórico em eventos do esporte
Em 2012, Pomerode recebeu o Campeonato Mundial de Punhobol na categoria veteranos. Depois do aval positivo da International Fistball Association (IFA), foi gabaritada para receber o mundial sub-18.
Além desta aprovação, José Suffert, presidente da Confederação Brasileira de Desportos Terrestes (CBDT), esteve em Pomerode para avaliar a estrutura. A presença dele também está confirmada na abertura oficial da competição, que será no dia 17 de abril, às 10h15min.
