Obra sem estresse: cinco cuidados que podem garantir a sua tranquilidade mesmo com reformas

Só quem já passou por essa situação sabe: nada mais desagradável do que lidar com inconvenientes que poderiam ser evitados no meio de uma obra. Seja na construção da casa, de um estabelecimento comercial ou mesmo em uma reforma, alguns cuidados acabam com a dor de cabeça típica desse momento.

Wanderson Araujo Alves, gestor técnico de vendas da Supremo Cimento, explica que o primeiro passo é focar na organização do espaço e garantir que tudo saia dentro do planejado. “Toda e qualquer obra requer planejamento. É através dele que se define não só as questões burocráticas, como no caso de licenças e outro tipo de documentação, como também a escolha de empresas e profissionais. Este é um passo fundamental para o início da execução de uma construção”, diz.

Para facilitar a rotina de quem vai encarar uma obra, Wanderson lista cinco cuidados que devem ser levados em conta:

Planejamento
Antes de colocar a mão na massa é preciso saber se o orçamento está de acordo com o que se espera fazer. Além disso, é preciso levar em conta que intercorrências podem acontecer, mas que ter sempre tudo muito bem detalhado facilita a resolução destes problemas.

Providenciar toda a documentação
Garantir que está tudo acertado com entidades como órgãos ambientais e a prefeitura é fundamental. Uma obra só pode começar depois que ela tenha o alvará e que ela esteja inscrita no INSS e no FGTS, para que os profissionais que irão atuar no projeto possam ser registrados.

Local adequado para armazenamento de materiais
Evitar desperdícios é o sonho de qualquer pessoa que esteja construindo. Além de onerar no orçamento, materiais mal armazenados causam atrasos e nem sempre podem ser utilizados na obra.

Escolha dos produtos
Contar com o tipo certo de cimento, por exemplo, é fundamental para o bom andamento da construção. Existem variados tipos e hoje em dia o mercado já conta com opções com secagem mais rápida, como o MAXIFORT, da Supremo, indicado para argamassas de revestimento e assentamento, argamassa estabilizada, concreto estrutural (lajes, vigas e pilares) e concreto magro.

Empresas parceiras
Escolher engenheiros, arquitetos e fornecedores traz mais tranquilidade durante o desenvolvimento do projeto. Além de ser uma segurança a mais contra atrasos na entrega de produtos.

Sobre a Supremo Cimento
Fundada em 2003 em Pomerode (SC), a Supremo Cimento atua no setor de construção civil do Sul e Sudeste do Brasil, com os cimentos tipos CP II, CP IV e CP V. Faz parte do grupo português Secil, segundo maior grupo cimenteiro de Portugal. Conta com uma unidade em Adrianópolis (PR), com capacidade produtiva de 1,7 milhão de toneladas ao ano. Junto com a matriz, a companhia conta com capacidade produtiva de 2,1 milhões de toneladas ao ano. Possui centrais de concreto em Pomerode, Jaraguá do Sul, Joinville, Palhoça e Itajaí, todas em Santa Catarina.

Contar com o tipo certo de cimento é um dos cuidados antes de iniciar uma obra. Imagem: Divulgação
Contar com o tipo certo de cimento é um dos cuidados antes de iniciar uma obra. Imagem: Divulgação