Organização conquista licença para realização do TEDxBlumenauSalon

Se a notícia de que o TEDxBlumenau acontecerá novamente em 3 de abril de 2016 já agitou os organizadores do evento em Blumenau, a novidade que chegou esta semana deixou ainda maior a expectativa de quem acompanha o evento que dissemina boas ideias na região. A mesma equipe conquistou também a licença para realização do TEDxBlumenauSalon, evento que tem como o objetivo manter a cultura da valorização de boas iniciativas durante todo o ano.

Acontecerão até abril de 2016 três edições, que também contarão com 100 inscritos. Diferente do primeiro evento, que tem um tema mais amplo e duração de até 8 horas, o TedxBlumenauSalon terá quatro speakers e duração estimada de 2 horas. O objetivo do evento é manter a comunidade engajada com as idéias a proposta do evento.

De acordo com Humberto Cardoso Filho, o objetivo da equipe é valorizar as histórias locais. “Queremos trazer pessoas com boas vivências e conhecimento sobre assuntos bastante específicos, mas que são pouco conhecidas da população. Mostrar, dentro dos temas definidos, uma Blumenau diferente”, comenta.

As três edições acontecerão antes do TEDxBlumenau 2016. A primeira será em setembro com a temática arquitetura.

Sobre o TED
TED é uma organização sem fins lucrativos devotada às ideias que merecem ser espalhadas. Iniciado como uma conferência de quatro dias na Califórnia (nos Estados Unidos) há quase 30 anos, o TED cresceu para apoiar sua missão com múltiplas iniciativas. As duas Conferências TED anuais convidam os pensadores e executores líderes do cenário mundial para falarem por 18 minutos em uma mistura de tópicos.

Entre os palestrantes que já participaram do TED estão Bill Gates, Jane Goodall, Elizabeth Gilbert, Sir Richard Branson, Nandan Nilekani, Philippe Starck, Ngozi Okonjo-Iweala, Isabel Allende e o ex-Primeiro Ministro do Reino Unido, Gordon Brown.

As iniciativas de mídia do TED incluem o site TED.com, onde novos TED Talks são postados diariamente; o Projeto de tradução aberta, que oferece legendas e cópias interativas bem como traduções de voluntários de todo o mundo; a iniciativa educativa TED-Ed; e os TEDBooks, pequenos e-books sobre ideias poderosas.

O TED estabeleceu o Prêmio TED anual, onde indivíduos excepcionais com um desejo de mudar o mundo recebem ajuda para traduzir seus desejos em ações; o TEDx, que apoia indivíduos ou grupos de pessoas para organizar eventos independentes ao estilo do TED ao redor do mundo; e o programa Amigos do TED, que ajuda inovadores de todo o mundo que desejam mudar o mundo a ampliar o impacto notável de seus projetos e atividades.

Sobre o TEDx, x = evento organizado independentemente
No espírito das ideias que valem a pena ser espalhadas, o TEDx é um programa de eventos locais que reúnem pessoas para compartilharem de uma experiência como o TED. Em um evento TEDx, videos e os palestrantes ao vivo se combinam para acender discussões e conexões profundas em um pequeno grupo de pessoas.

Esses eventos locais são marcados como TEDx, onde x = evento TED organizado independentemente. A Conferência TED fornece um guia geral para o programa TEDx, mas os eventos TEDx individuais são auto organizados.

Equipe que organizou o TEDxBlumenau vai realizar também o TEDxBlumenauSalon. Imagem: Alexandre Zelinski
Equipe que organizou o TEDxBlumenau vai realizar também o TEDxBlumenauSalon. Imagem: Alexandre Zelinski