Para gerar resultados, é preciso mais que notícia: proporcione experiência

Sabe quando você passa por uma loja, vê algo interessante na vitrine e decide dar “só uma olhadinha”? O que acontece a partir do momento em que se resolve entrar nesse local depende, e muito, da experiência que será vivenciada. Você pode passar despercebido, encontrar um vendedor que gostaria de estar em qualquer outro lugar ou mesmo sair rapidinho já que as condições de pagamento oferecidas não são nada interessantes. Ou pode se deparar com um ambiente que parece pensado exclusivamente para você, com um perfume único, atendimento impecável, conforto, liberdade para se sentir em casa e, de quebra, um cafezinho esperto. Aí não tem jeito, né? Lá se foi o orçamento tão organizado e a compra não programada acaba acontecendo.

É mais ou menos dessa forma que também acontece nas relações entre a mídia e as empresas. A prateleira de releases e pautas oferecidas diariamente para jornalistas de diferentes tipos de veículo é imensa. E se destacar vai além da relevância do assunto, competência da assessoria e do relacionamento entre o seu fornecedor e o jornalista (embora isso também seja essencial).

Para criar um vínculo de confiança e garantir uma ou várias pautas, é preciso também proporcionar uma experiência interessante para a mídia. Esse aspecto ganha um peso ainda maior quando falamos no mercado B2C, no varejo e no lançamento de produtos e serviços. Cada vez mais, os jornalistas buscam apreciar e vivenciar determinado assunto que trarão em seus espaços. Isso é essencial na hora de redigir um texto, escrever uma nota, artigo ou gravar uma sonora.

Quer saber como você pode fazer isso? Aqui vão alguns exemplos:
A repórter da revista Prazeres da Mesa, referência no setor de gastronomia, passou três dias em Blumenau, conhecendo de perto estabelecimentos relacionados ao turismo cervejeiro. Mais do que vender a pauta para essa publicação, a Melz também organizou um roteiro completo, com o apoio dos clientes que atendemos. Assim, a jornalista Flavia Pinho e o fotógrafo Caio Ferrari puderam degustar pratos e bebidas da região, além de conhecer de perto opções turísticas. Essa experiência foi fundamental para que a edição 168 da revista dedicasse seis páginas sobre nossos clientes e negócios locais.

Já a Tutti Baby e a Fakini Malhas são referências no segmento infantil – a primeira com itens de puericultura e a segunda no vestuário. Além de conteúdo e gestão de mídias digitais, aqui criamos ações específicas para garantir experiências para jornalistas e influenciadores digitais. Revistas como a Pais & Filhos e a Zero a Três já conhecem e destacam produtos e novidades das marcas. Além de pautas, realizamos o envio de produtos para teste, especialmente quando há lançamento de novidades no mix. Assim, os resultados evidenciam não só o que a marca expõe sobre determinada peça, mas também a avaliação de quem recebe. A ação realizada no lançamento Alto Verão da Fakini, por exemplo, gerou mais de 120 publicações nas redes sociais e atingiu mais de 2 milhões de seguidores.

Não esqueça: o jornalista é como o seu cliente e precisa ser bem atendido!
A gente sempre fala sobre isso (inclusive tem um post aqui com mais detalhes), mas não custa lembrar: aproveite cada oportunidade de conversa com um jornalista para criar um relacionamento de confiança. Seja pontual, ofereça informações relevantes, esteja, sempre que possível, à disposição para apoiar na pauta, seja com flexibilidade de horário ou novas opções para a gravação. O empresário Valmir Zanetti é cliente da Melz desde o seu primeiro projeto, o Empório Vila Germânica. Hoje figura carimbada na mídia e reconhecido entre os jornalistas do estado, sempre esteve à disposição para atender demandas de imprensa, inclusive às 6h da manhã. Com o Empório, o restaurante Bier Vila (que durante a Oktoberfest sempre cede pratos típicos para compor a mesa de pautas das TVs), o Convention e a Cerveja Blumenau, conquistaram confiança e reconhecimento. Através do trabalho da Melz e da disponibilidade dele e das equipes em sempre atender as demandas, é hoje referência e exemplo também aqui no escritório.

A Teclógica, por exemplo, envolveu seu cliente que utiliza a solução da empresa para a construção, em uma pauta para a RIC TV, que destaca novas tecnologias para o segmento. Também levou para o canteiro de obras os tablets para exemplificar o trabalho realizado através do sistema e coube a nós fornecer dados relevantes sobre o setor. Afinal, pauta boa é aquela abrangente.

E tem mais coisas interessantes por aqui: eventos do mercado cervejeiro, feiras de negócios, novo posicionamento de marcas. Tudo isso, com o nosso apoio, são oportunidades para que as empresas se aproximem da mídia local ou nacional, garantindo novos espaços editoriais.

Quer saber como você pode proporcionar esse tipo de experiência e aumentar os resultados na assessoria de imprensa? Vem tomar um café aqui que a gente conta! :)

 

[Por Sabrina Hoffmann, que acompanha os clientes e dá feedbacks para que o atendimento seja cada vez melhor]

 

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