Melz Assessoria de imprensa

Para otimizar gestão dos negócios, construtoras do Sul apostam em tecnologia
17/07/2017

Segundo a Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC), o número de empreendimentos realizados pelo setor caiu 16,5% entre 2014 e 2015. Com o segmento atingido pela crise, empresas do Sul do país viram na tecnologia uma opção para controlar custos e garantir sustentabilidade para os negócios. É o caso das empresas Rôgga, TBSA. R. Franco e Baliza, que adotaram o Mobuss Construção, sistema de mobilidade desenvolvido com exclusividade para o segmento da construção, da Teclógica.

Na paranaense R. Franco, 90% dos documentos das obras, espalhadas por todo o país, são controlados através da solução. Segundo Sandro Andrey Ramos da Silva, coordenador de planejamento e suprimentos da companhia, as vantagens do investimento, que representa menos de 1% do custo total da obra, já são visíveis. “O sistema nos possibilitou um controle mais efetivo, organização dos dados e na consequente padronização dos processos para um controle eficaz. Também reduziu a zero o uso de papel nos canteiros”, diz. A R. Franco conta com obras em todo o país e já realizou projeto para marcas como Votorantin e Wallmart.

Na Toniollo, Busnelo (TBSA), companhia gaúcha referência na construção pesada, o serviço de apropriação – espécie de alocação de custos do que é utilizado diariamente na obra – era feito apenas em papel. Com o Mobuss Construção, mais de 4,5 mil folhas são economizadas diariamente e todos os dados coletados nos tablets são transmitidos automaticamente para o escritório. A empresa reduziu em 60% o custo com mão de obra e aumentou em 50% a produtividade das equipes. “Antes este processo era realizado de forma manual, gastava-se muito tempo para processar os dados e dar feedback para o responsável. Tínhamos uma equipe de mais de 40 pessoas envolvidas nisso” destaca o responsável por custos de obras da TBSA, Fernando Busnello. A companhia utiliza ainda o módulo de Apontamento, já está implantado em 80% dos empreendimentos, com mais de 100 usuários.

O relacionamento com o cliente é o foco da Rôgga, de Joinville (SC), que buscou na solução da Teclógica a aliada para dar mais rapidez e eficácia à assistência técnica. Com a solução, a construtora realiza registro fotográfico e a estratificação das patologias, além da supervisão das visitas com assinatura do cliente no próprio tablet. “Após a aquisição do sistema, 90% dos clientes recebem a vistoria em até sete dias após o contato com a central de atendimento”, destaca a coordenadora de Assistência Técnica da Rôgga, Carolina Caruso Lima.

Em São Leopoldo (RS), a Baliza vem atuando na busca por mais qualidade e destaca a rapidez proporcionada pela tecnologia. Dos 75 profissionais da empresa, 24 usam tablets para coletar os dados. Já na segunda auditoria realizada pela construtora no canteiro que passou a utilizar o Mobuss Construção, os indicadores de conformidade ficaram entre 93% e 95%.

Para suportar o crescimento de clientes, a Teclógica também investe na estrutura da solução. “Além das melhorias no sistema, também realizamos nos últimos meses a migração para a plataforma de armazenamento em nuvem da Google. É uma das mais conceituadas do mundo e garante aos nossos clientes segurança de acesso e proteção aos dados” completa a diretora de Produtos, Adriana Bombassaro Alexandre. Dois novos módulos chegaram ao mercado este ano: Registros, que facilita o controle da documentação relacionada à gestão de pessoas, terceiros e fornecedores e Projetos, para integrar profissionais – inclusive terceirizados -, gerir e atualizar dados, além de controlar prazos de entregas.

Sobre o Mobuss Construção
A solução de mobilidade para a indústria da construção foi desenvolvida para dar mais eficiência no controle das obras, aumentando a rentabilidade das empresas no segmento. O sistema é utilizado via web e em dispositivos móveis por profissionais que estão nos canteiros e também pela equipe alocada na base da operação. Permite através de diversos indicadores e evidências, o controle da produtividade, redução de custos com desperdícios e horas retrabalhadas. Além disso, o gestor recebe rapidamente os dados na central da companhia, realizando a tomada de decisões de forma segura e baseada em informações atualizadas.

O Mobuss Construção também auxilia no gerenciamento dos projetos, controle de equipamentos, mão de obra, gestão da segurança, inspeções da qualidade, serviços de assistência técnica, processos de vistoria e entrega e controla os documentos e registros que circulam dentro e fora da obra. Entre as construtoras que utilizam a solução estão Rôgga Empreendimentos, FG Empreendimentos, Embraed e Toniolo, Busnello.

Sobre a Teclógica
Fundada há 23 anos, a Teclógica é uma empresa especializada na gestão de TI e Negócios que oferece soluções sob medida para diversos segmentos. Possui expertise em projetos de Outsourcing, Infraestrutura, Comunicação Corporativa e Mobilidade Corporativa. Com sede em Blumenau (SC), a empresa conta com atuação em todo o território nacional e na América Latina.