Melz Assessoria de imprensa

Páscoa e cerveja: confira dicas de um sommelier para harmonizar cinco tipos de chocolate com a bebida
12/04/2017

Um dos grandes mitos sobre a cerveja artesanal – e que enfraquece a cada ano – é de que os rótulos não podem ser combinados com qualquer coisa. Um dos sommeliers da Bier Vila, Yuri Santos, mostra que não só podem, como devem. “Com a diversidade de estilos que os rótulos artesanais trouxeram para o mercado, as possibilidades se multiplicaram infinitamente. E quanto à harmonização com chocolate, essa realidade também se aplica”, diz.

Com a chegada da Páscoa, as combinações com essa iguaria se tornam assunto entre os apreciadores de cerveja. O sommelier selecionou harmonizações para cinco tipos diferentes de chocolates. Confira!

Ao leite
“Produzido com cerca de 30% de cacau, açúcar e leite, este tipo de chocolate combina muito bem com cervejas do estilo belga Dubbel, tem coloração marrom e colarinho abundante, aroma e sabor que remetem a caramelo, chocolate e frutas como banana passa. Na boca um dulçor vindo do malte complementa a cerveja. Um bom exemplo do Vale da Cerveja é a Antídoto Elixir. Outro estilo que vai muito bem com chocolate ao leite é a Barleywine, que também combina com dias mais frios por ser encorpada e possuir alto teor alcoólico. Além disso, apresenta coloração geralmente acobreada, notas maltadas e um dulçor residual. Um dos exemplos regionais é a Blumenau 1850”.

Meio amargo
“Para este tipo de chocolate, que leva 50% de cacau, uma boa dica seria um estilo alemão chamado Dunkel, que tem coloração marrom escuro, notas de casca de pão tostada e chocolate, na boca seu dulçor é equilibrado com o amargor dos lúpulos nobres europeus. Um exemplo bacana é a HardBop Blue Note. Uma Sweet Stout, como a Basement Port Royal Sweet Stout, estilo pouco reproduzido no Brasil, mas que apresenta coloração preta e notas de caramelo e chocolate, na boca um dulçor proveniente do malte ou da adição de lactose (somente em importadas) também fica sensacional”.

Amargo
“Produzido com 70% ou mais de grãos de cacau torrados, pouca adição de açúcar e sem leite o chocolate amargo, também conhecido como ‘chocolate puro’ é menos doce e gorduroso que todos os outros, oferecendo muitos benefícios à saúde. Uma Imperial Stout encorpada e alcoólica, com sua coloração negra e suas notas intensas de café e cacau se torna um ótima combinação com este tipo de chocolate. A Bierland Russian Imperial Stout é um excelente exemplar. A Robust Porter, como a Itajahy Octo Porter, também combina muito bem com sua coloração marrom muito escuro, colarinho abundante, notas de toffe, caramelo, chocolate e café”.

Diet
“Recomendado para os diabéticos por não possuir açúcar, esse tipo de chocolate possui um índice de gordura mais alto. Por isso uma cerveja com maior teor alcoólico como uma Doppelbock (como a Bierbaum Doppelbock) é a harmonização indicada. Esse estilo alemão geralmente apresenta coloração marrom escuro, aroma e sabor furtados intensos que remetem a ameixa seca, uva passa e também caramelo e chocolate em alguns rótulos. Uma intensa e complexa cerveja de estilo belga Dark Strong Ale, como a Blauer Berg Headspace, também é uma opção. Geralmente com coloração marrom e colarinho volumoso, suas notas vão de caramelo e chocolate há uva passa, ameixa seca e cereja. Ela preenche a boca com seu dulçor acentuado, alto teor alcoólico e baixo amargor”.

Branco
“Fabricado basicamente com manteiga de cacau e adição de açúcar e leite, este é o mais doce e com textura mais cremosa. Para harmonizar nada melhor que Fruit Beers (como a Itajahy Amores Sour, que leva Grumixama, ou a Lohn Bier Catharina Sour Jaboticaba), cervejas com frutas, principalmente as vermelhas, e que apresentem acidez equilibrada”.

Sobre a Bier Vila
Uma das pioneiras na exclusividade de venda de cervejas artesanais no país, a Bier Vila fica em Blumenau (SC) e comemorou cinco anos em 2016. Além de centenas de rótulos na carta de cervejas e estrutura para servir concomitantemente até 30 chopes diferentes, a casa serve também dezenas de opções gastronômicas inspiradas em países europeus.

A Bier Vila funciona 365 dias por ano, das 10h às 23h. Mais informações em www.biervila.com.br.​