Planejamento empresarial: o que não pode faltar na sua empresa em 2018

A chegada do fim do ano não é sinônimo apenas de férias. A época é também de muito estudo e discussão para quem atua em cargos de liderança. Neste período é essencial realizar um planejamento empresarial e garantir que em 2018 a empresa continue crescendo.

O consultor da Mega Empresarial, Roberto Vilela, lista alguma das ações que não podem ficar de fora para quem quer começar o próximo ano com os negócios em ordem:

Analise os resultados do ano que passou
A primeira dica do profissional é que gestores e líderes tirem um tempo para avaliarem o que ocorreu no último ano. “É hora de verificar erros e acertos, ver o que pode ser melhorado e também as ações que não deram o resultado esperado. Essa análise precisa ser completa e deve envolver todos os estágios da empresa, do RH ao comercial. Assim é possível encontrar os motivos, por exemplo, pelos quais as metas não foram batidas, independente do cenário econômico atual”, aconselha.

Esteja atento ao cenário econômico
Antes de planejar e executar investimentos é importante analisar as projeções econômicas para 2018. “Especialmente as que dizem respeito ao seu segmento. Também é importante estudar a concorrência, bem como o comportamento do consumidor. Assim é mais garantido que os recursos serão bem empregados e com mais segurança de retorno”, salienta Roberto.

Busque apoio profissional
Para o consultor da Mega, contar com uma equipe qualificada e opinião de quem tem experiência em gestão e consultoria é um diferencial. “Esse olhar de fora, sem os vícios de quem já está há anos em um negócio, faz com que a equipe perceba questões que muitas vezes passam despercebidas. É também uma oportunidade de tomar decisões mais duras, baseadas em estudos e opiniões de quem conhece o mercado além da sua empresa”, comenta.

Reveja estratégias ao longo do ano
Depois que o ano começa, muita gente deixa o planejamento engavetado e, em meio a inúmera tarefas, esquece do que foi acordado. Por isso é essencial retomar as estratégias durante períodos mais curtos. “Pode ser durante reuniões mensais ou trimestrais, que irão ajudar a verificar os resultados já atingidos e o que pode ser feito para ampliar o trabalho. Assim ninguém é surpreendido por números abaixo do esperado quando 2018 chegar ao fim”, destaca o consultor.

Invista em pessoas
Por fim, Roberto Vilela diz que não se deve esquecer da preparação da equipe. “Palestras, treinamentos, atualizações sobre o portfólio de produtos ou serviços. É sempre fundamental que as pessoas sejam e estejam preparadas para executar suas funções e que possam superar as expectativas em relação ao trabalho. Para isso, é importante que haja investimento em pessoas”, finaliza.

Sobre o consultor
Especialista nas áreas de gestão e estratégias comerciais, Roberto Vilela é diretor da Mega Empresarial. A empresa tem 17 anos de experiência e atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte, com serviços de headhunting, consultoria comercial, treinamentos vivenciais e palestras. É também autor do livro Em Busca do Ritmo Perfeito, em que traça um paralelo entre as lições que vivenciou no mundo das corridas e o dia a dia nos negócios.

Posts created 2246

Related Posts

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top