Por que escrever somente sobre o meu produto se tornou um tiro no pé?

Você já deve ter notado que é cada vez mais frequente empresas de diferentes nichos investirem em conteúdo próprio nos blogs corporativos. Para quem quer manter um relacionamento frequente com os clientes, atrair novos consumidores e entregar valor, ter apenas um site estético, com a clássica descrição do Quem Somos, O que Fazemos, Onde comprar já não basta.

Nem mesmo as redes sociais, que se tornaram ferramentas essenciais de comunicação, parecem dar conta das novas estratégias de aproximação com o cliente. E é aí que os blogs surgem como uma ideia interessante de interação e relacionamento.

Mas já imaginou receber semanalmente as novidades de uma dessas plataformas corporativas e tudo o que tem lá são propagandas maquiadas de produtos e serviços? Se você se sente incomodado com essa situação, com certeza o seu cliente também vai ficar. Isso porque o consumidor atual não aceita mais publicidade invasiva e está cada vez mais de olho no que as empresas têm a oferecer – e a dizer! Querem conteúdo, ideais, dicas, saber de que forma podem resolver determinado problema ou melhorar os resultados que estão tentando alcançar.

Junto com estratégias de inbound marketing, a produção de conteúdo para blogs corporativos não pode se basear no quanto o seu produto ou serviço é incrível. Sua empresa precisa entregar mais. O resultado? Segundo pesquisa da HubSpot, 92% das marcas que postam diariamente em seus blogs conquistam novos clientes através do blog.

Então já sabe: se o resultado é comprovado, basta que a estratégia seja eficaz. O primeiro passo é mapear quem é o público-alvo e quais as necessidades dele. Conheça o seu cliente, converse com ele e saiba quais são as dores do seu dia a dia. Ele pode ser um empresário da construção em busca de soluções que o ajudem a controlar o negócio, por exemplo. Ou então um educador em busca de novidades para aplicar em sala de aula.

Feito? Então foque no segundo passo: defina conteúdos que irão agregar valor ao consumidor. Dicas, novidades do setor, situações em que ele pode aproveitar melhor o seu produto ou serviço. Para isso, conte com uma equipe alinhada e um fornecedor que irá lhe entregar um conteúdo de acordo com o mapeamento realizado. Escrever textos muito comerciais, sem embasamento de mercado, é um tiro no pé. Satura o leitor e acaba com as novas visitas no seu blog. Acredite: falar sobre todo o contexto em que atua é muito mais eficaz do que simplesmente entupir o consumidor com mais e mais posts sobre si mesmo.

Por último, crie ações para que os leads – aquelas visitas no seu blog – sejam convertidos em clientes. Para isso você pode, junto com a equipe de produção de conteúdo, definir materiais como e-books e papers. Eles são disponibilizados gratuitamente em troca dos dados – e-mail e telefone – do interessado. O gerenciamento eficaz destes contatos, com o envio periódico de e-mails com as novidades do blog, garantirão o fortalecimento do relacionamento e podem, inclusive, gerar novas vendas.

Preparado? Entre em contato com a gente e saiba como podemos te ajudar a entregar conteúdos de valor e assertivos ao seu público.

 

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