Melz Assessoria de imprensa

Porque brincar é preciso!
27/05/2015

Pode parecer assunto de criança, mas é coisa séria. Tanto que o tema ganhou destaque na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e hoje tem um dia só para lembrar como a atividade é fundamental para o desenvolvimento das crianças de todo o mundo: no dia 28 de maio, comemoramos o Dia Mundial do Brincar. E é em torno deste tema que diversas organizações, empresas, pais e profissionais se reúnem. Será que estamos garantindo às nossas crianças esse direito fundamental, que faz parte do desenvolvimento delas?

Quem alerta para a questão é a especialista da Calesita Brinquedos, Bruna Leal. “Brincadeiras com amigos da mesma faixa etária são essenciais para o desenvolvimento saudável dos pequenos. O brincar estimula o desenvolvimento da coordenação motora, a atenção, a criatividade e a memória”, diz. Em tempos de tecnologia, tirar os pequenos da frente do computador, do vídeo game ou do celular nem sempre é fácil. Mas aquela velha brincadeira de esconde-esconde, a interação com brinquedos manuais e com outras crianças precisa voltar a fazer parte da rotina dos nossos filhos.

O excesso de atividades, que não permite um tempo livre para o simples brincar, inclusive, pode ser prejudicial ao desenvolvimento das crianças. Prova disso é uma pesquisa realizada em São Paulo e no Rio Grande do Sul, coordenada pela presidente da International Stress Management Association (Isma BR), Ana Maria Rossi. O estudo mostrou que oito em cada 10 crianças de 7 a 12 anos apresentam problemas de alteração de comportamento originados do estresse.

Uma atividade a mais na rotina dos pequenos não vai afetar a infância, desde que seja algo que eles queiram fazer, mas é muito importante que eles tenham tempo para brincar, criar e imaginar. Ou seja, fazer coisas de criança. “As aulas adicionais são importantes também para a socialização e o desenvolvimento. O problema é quando as atividades extracurriculares tomam todo o tempo e a criança não consegue se divertir nem descansar. Às vezes, ela precisa de um tempo consigo mesma e os seus brinquedos favoritos. São momentos de relaxamento, em que ela descarregada toda a energia acumulada, brincando com aquilo que lhe faz feliz”, conclui Bruna.

Fases diferentes
As brincadeiras permitem que as crianças imaginem e coloquem em prática histórias e fantasias. Além disso, é brincando que as habilidades motoras, intelectuais, cognitivas, emocionais e sociais são exercitadas e melhoradas. Os bebês podem brincar com chocalhos, móbiles e objetos coloridos e que transmitem sons. Além disso, brinquedos que estimulam os primeiros movimentos também são essenciais. A partir de um ano, os pais podem oferecer ferramentas que auxiliam no caminhar e pecinhas de encaixar, com formas geométricas, por exemplo.

Quando as crianças estão um pouco maiores, por volta dos três, quatro anos, elas começam a se espelhar nos pais e reproduzem situações do cotidiano dos adultos. Por isso, brinquedos como carrinhos, panelas e ferramentas fazem tanto sucesso nessa faixa etária. É sempre importante que os pais saibam que é brincando e se divertindo que as crianças mais aprendem.

Sobre a Calesita
Há 15 anos no mercado nacional, a Calesita é uma empresa de Pomerode (SC), que atua com itens para crianças de primeira infância. A empresa é especializada em brinquedos das linhas educativo, passeio, praia e jardim, entre outros.

Os produtos podem ser encontrados em três mil pontos de venda, espalhados por todos os estados brasileiros.

Brincar estimula o desenvolvimento saudável das crianças. Imagem: Daniel Zimmermann

Brincar estimula o desenvolvimento saudável das crianças. Imagem: Daniel Zimmermann