Press kit: quando levar seu produto até o jornalista é uma estratégia certeira

Sabe quando a gente tem a sensação de que todos os eventos corporativos do mundo foram pensados para acontecer na mesma época? Março é esse mês. Na nossa agenda estão encontros que falam desde o mercado cervejeiro até lançamentos em decoração e novidades de comércio exterior.

E para cada um deles sempre surge a dúvida: afinal, vale a pena minha empresa investir em press kits para os jornalistas? Para cada tipo de projeto ou evento, a avaliação precisa ser feita junto com a equipe de comunicação. Porém existem algumas questões que mostram quando é importante contar com um um material pensado exclusivamente para a imprensa. Olha só:

– Lembre da sala de imprensa

Eventos de médio e grande porte habitualmente reservam um espaço exclusivo para os jornalistas que irão cobrir a agenda. Para saber se esse é o caso do projeto em que a sua marca está inserida, basta entrar em contato com a organização. Em caso afirmativo, é essencial preparar um material que ficará disponível no local. A dica é deixar pelo menos o release oficial impresso e um pen drive ou link de acesso para os dados também na web. Fotos em alta resolução e outros arquivos multimídia também fazem toda a diferença.

– A experiência é sempre um ponto a favor

Aqui não entram apenas os eventos, mas também o relacionamento contínuo com a mídia. Fica muito mais fácil para um jornalista ou o influenciador digital opinar sobre o seu produto ou serviço se tiver acesso a ele. Ações pontuais, em datas comemorativas ou eventos, fazem com que o profissional de imprensa possa vivenciar o que os textos enviados pela assessoria de imprensa dizem a seu respeito.

– Custo ou investimento?

Famosa em todo o país por conta das ações de relacionamento com o cliente, a Nubank é hoje uma das marcas de referência neste assunto. Seja no envio de um brinde especial ou na resolução de um problema, a startup leva a sério a experiência que proporciona ao mercado. Leve esta questão em consideração também para o seu negócio: mais do que abrir mão de alguns produtos do seu mix, garantir ao jornalista a oportunidade de provar o seu portfólio dá a ele mais segurança para falar da marca. Isso não significa que o envio de um press kit está condicionado a uma publicação. Pelo contrário: ele significa a construção e investimento em relacionamento com a mídia e é válido sempre.

A dica final é: não pense no press kit apenas na véspera do evento ou da feira que irá participar. Sempre que possível, planeje com antecedência as ações de proximidade com a mídia e invista tempo e produtos para isso.

Conte com a sua assessoria para a elaboração de materiais de impacto. Mais do que informar o jornalista, um press kit bem montado será uma oportunidade de ouro para a construção da imagem do seu negócio.