Programa de autoatendimento do Sebrae facilita acesso a orientações para empreendedores de forma online

Responsáveis por 27% do PIB brasileiro, as pequenas empresas geram 52% dos empregos formais gerados no país. E um dos grandes desafios dos empresários do pequeno negócio é encontrar tempo para aprimorar a gestão da empresa, já que ele está, na maioria das vezes, envolvido diretamente com a rotina de trabalho do empreendimento.

Para facilitar o acesso às orientações do Sebrae, a entidade criou o programa Negócio Certo – Trilhas do Autoatendimento. Totalmente online e gratuito, ele pode ser acessado através do https://atendimento.sebrae-sc.com.br. O projeto abrange potenciais empresários, microempreendedores individuais e empresários do pequeno negócio.

Donizete Böger, coordenador do Sebrae-SC Vale do Itajaí, explica que a ideia é abranger também aqueles profissionais que, por falta de tempo ou outros impedimentos, não conseguem se deslocar até a unidade de atendimento da entidade. “Muitas vezes ele toca o negócio sozinho ou com poucos colaboradores e o seu bairro fica muito afastado da central do Sebrae. Com esse programa, ninguém fica sem ser atendido e os interessados conseguem acessar de forma bastante intuitiva o conteúdo e as orientações”, diz.

Após realizar o cadastro, o empreendedor pode definir a sua ideia de negócio conforme a sua realidade, verificar a viabilidade mercadológica, a formalização do negócio, administração da empresa e relacionamento com o mercado. Além de acesso no site, os interessados podem ainda solicitar o material impresso ou um CD-Rom com o conteúdo nos postos de atendimento do Sebrae.

O cliente que decide fazer o Plano de Negócios, tem direito ao material, consultoria presencial para orientação do Plano, e acesso a outros materiais que possam ajudá-lo no preenchimento das informações. Todo o serviço e conteúdo é gratuito.

Programa de autoatendimento Negócio Certo traz capacitação gratuita para empreendedores. Imagem: Divulgação
Programa de autoatendimento Negócio Certo traz capacitação gratuita para empreendedores. Imagem: Divulgação