Melz Assessoria de imprensa

Quatro ações que os profissionais precisam adotar para melhorar a gestão do tempo
22/04/2016

A velha máxima de que tempo é dinheiro faz todo o sentido quando o assunto é o expediente profissional. Cada vez mais conectado, o brasileiro sofre com um problema recorrente: a falta de foco durante o expediente e o turbilhão de informações que recebe diariamente, via redes sociais e-mails e outros canais de comunicação. Uma pesquisa da Catho revelou que mais de 60% dos trabalhadores realizam horas extras com frequência – mais de 13 mil entrevistados continuam trabalhando após o fim do expediente.

O consultor da Mega Empresarial, Roberto Vilela, explica que nem sempre essa situação revela uma alta demanda de trabalho, mas muitas vezes deixa clara a dificuldade que os profissionais tem de se desconectar ou manter o foco nas atividades que precisam desempenhar. “É cada vez mais comum que continuemos trabalhando e caso, atendendo ligações, respondendo e-mails ou enviando mensagens pelo celular. Esse excesso de conectividade tem um lado ruim: perdemos o foco e não limitamos mais a execução de tarefas ao local de trabalho”, diz.

Para ele, a questão é complexa e o principal ponto que deve ser discutido entre empresa e profissionais é a real necessidade das horas extras. “A primeira dica que dou é o bom senso em relação ao uso de redes sociais pessoais durante o expediente. É preciso ter foco e ninguém consegue realizar o trabalho sem concentração.

A segunda questão fundamental é que temos, por natureza, o hábito de procrastinar”, explica. Roberto recomenda que o profissional comece o dia classificando suas atividades e realizando as mais importantes ou difíceis primeiro. “Não dá pra deixar pra depois. A consequência de adiar algo importante é ter que ficar mais horas no trabalho e até mesmo comprometer a qualidade do resultado”, salienta.

Pequenas pausas X saber dizer não
A terceira dica do consultor da Mega diz respeito às pausas. “Elas não são ruins e ajudam a manter o foco. Mas evite aquele cafezinho durante uma atividade. Conclua a tarefa primeiro e, então, dê um tempo. Aqueles cinco minutos podem ajudar a recuperar o fôlego para a nova ação que precisa ser executada”, garante.

Por último, Roberto lembra que nem sempre é possível realizar determinada tarefa. Se o profissional já está sobrecarregado, deve evitar se comprometer com mais atividades. “É preciso sim, ter um limite. Se você percebeu que não vai conseguir cumprir os prazos, converse com o seu gestor. Sempre levando em consideração o tempo que pode ser melhor aproveitado. O não deve vir depois de uma auto avaliação sobre a atuação e o comprometimento com a empresa”, conclui.

Sobre a Mega Empresarial
Fundada pela experiência de Berenice Cristina Buerger e Roberto Vilela nas áreas de recrutamento de profissionais e estratégias comerciais, a Mega Empresarial completou 15 anos em 2015.

Localizada em Blumenau (SC), mas com atuação em todo o Brasil, a consultoria trabalha nas áreas de headhunter, consultoria comercial, treinamentos vivenciais e palestras.

Roberto Vilela, consultor da Mega Empresarial. Imagem: Daniel Zimmermann

Roberto Vilela, consultor da Mega Empresarial. Imagem: Daniel Zimmermann