Quatro coisas para fazer em Blumenau (SC) durante a Oktoberfest

Os pavilhões abrem somente às 18h, mas a região oferece opções também durante o dia. O evento acontece de 3 a 21 de outubro na Vila Germânica.

Música, comida típica e muito chope são algumas das marcas que o evento possui. São 19 dias de folia na maior festa de origem alemã do Brasil e segunda maior do mundo, ficando atrás apenas da Oktoberfest de Munique. Este ano ela acontece entre os dias 3 a 21 de outubro na Vila Germânica, em Blumenau (SC). Os pavilhões só abrem à noite em dias de semana e a partir das 11h nos sábados e domingos, mas o turista não fica na mão. Quem visitar a cidade nesse período pode aproveitar para conhecer um pouco mais da região.

De acordo com Gelson Walker, diretor da Tô Indo Viagens, agência oficial do evento, o Vale Europeu conta com opções que agradam a todos os gostos. “Para os que vêm sozinho ou em família, a região oferece atrativos para os mais diversos perfis. Desde um passeio mais tranquilo até momentos de aventura, o que não faltam são alternativas do que fazer durante toda a estadia”, diz.

Então, para aqueles que vêm a Oktoberfest, Gelson preparou algumas dicas:

1) Participar de uma corrida de rua com chope
Nem só de folia vive o turista. E para os que querem apostar em uma experiência que envolve turismo, esporte e diversão, a Meia Maratona de Pomerode é uma ótima opção. A menos de 30 quilômetros de Blumenau, a cidade mais alemã do Brasil recebe corredores de todos os cantos para percorrer trajetos de 10k trail, 6k e 21k. Um dos diferenciais é a hidratação: além dos tradicionais pontos de água no decorrer do percurso, os participantes encontram chope artesanal como opção. O evento ainda conta com uma prova especial para as crianças de cinco a 14 anos, a maratoninha kids. A corrida acontece nos dias 20 e 21 de outubro e todas as informações estão em www.correbrasil.com.br.

2) Vivenciar o clima da Vila Germânica
As construções inspiradas na arquitetura enxaimel e as diversas opções de lojas com produtos típicos fazem do Empório Vila Germânica um espaço único. Nos corredores do complexo é possível andar tranquilamente, visitar os 22 estabelecimentos do local, saborear vários pratos e degustar diversos tipos de cervejas. Antes das 18h, nas quartas, quintas, sextas e véspera de feriado, não há cobrança de ingresso. Já aos sábados, domingos e feriado (12 de outubro), somente até às 13h.

3) Provar comida típica
Receitas tradicionais como eisbein (joelho de porco), hackepeter, goulash com spätzle e kassler estão disponíveis na Bier Vila. A casa também conta com petiscos, massas e sobremesas. Outro destaque é a carta de chopes: são 30 opções diferentes engatadas todos os dias. O local faz parte do Empório Vila Germânica e funciona todos os dias das 11h às 23h.

4) Aprender sobre cerveja 
Blumenau também tem a única instituição de ensino superior da América Latina destinada à bebida. A Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) oferece, segundas, quartas, sextas e feriado, às 10h30min e às 15h, um mini curso de uma hora de degustação, no valor de R$ 60. Já nas terças, quintas e sábados, somente às 10h30min. Maneiras de apreciar, características das principais escolas cervejeiras do mundo e um tour pela estrutura fazem parte da programação. Não é necessário agendamento. A ESCM fica na Rua Elsbeth Feddersern, 72, bairro Salto do Norte. Mais informações através do site www.cervejaemalte.com.br.