Quatro estados já contam com plataforma EAD para cursos relacionados à formação de trânsito e transporte

Desde 2010, a rotina corrida e a falta de tempo para frequentar um curso presencial já não são mais empecilhos para quem quer regularizar a profissão, renovar a carteira de habilitação ou realizar o curso de reciclagem. Isso porque desde a data, o Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transporte (Icetran) conta com uma plataforma de Ensino à Distância (EAD) que permite a realização destes cursos sem sair de casa. As opções, que já estão disponibilizadas nos estados de Santa Catarina, Pernambuco, Minas Gerais e, recentemente, Rio de Janeiro, contemplam treinamentos para reciclagem de condutores, renovação da Carteira Nacional de Habilitação, formação de taxistas, mototaxistas, motofretistas e monitor de transporte de escolares.

Desenvolvida em parceria com a empresa catarinense de TI Bludata, a plataforma recebe atualizações constantes para estar sempre adequada às exigências legais e conta também com homologação junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Mais de 17 mil alunos já passaram pelos treinamentos.

Segundo o diretor do Icetran, Prof. Sidnei Schmidt, a relação de parceria com a Bludata foi fundamental para a realização do projeto. “Já conhecia o trabalho da empresa com os despachantes e percebi que seria a melhor equipe para desenvolver essa nova solução. Fomos pioneiros no segmento, graças à dedicação dos profissionais envolvidos, que conseguiram unir a tecnologia com todas as particularidades que a plataforma exige”, diz.

Entre as principais características do sistema, Prof. Sidnei destaca a facilidade de uso e o dinamismo. “A interface é simples e as atualizações podem ser realizadas por nossa equipe, sem a necessidade de consultoria frequente. Além disso, o desenvolvimento está sempre atento às mudanças na legislação de trânsito, garantindo que o sistema não se torne obsoleto”, avalia.

Novidades em 2015
Há poucos meses no Rio de Janeiro, a plataforma EAD do Icetran no estado já conta com uma novidade. O curso para formação de taxista passará a contar com um módulo de turismo. O foco é oferecer uma formação para os profissionais atuarem de forma mais preparada durante as Olimpíadas, em 2016.

“A nossa ideia é oferecer não só facilidade para quem não dispõe de tempo para frequentar cursos presenciais, mas também mostrar que a tecnologia pode e deve ser uma aliada neste segmento. Foram dois anos de muito trabalho no desenvolvimento de nossa plataforma EAD. E nestes cinco anos nunca paramos de evoluir. Isso também se deve à Bludata, que conta com soluções de ponta. Nossa parceria, sem dúvida, está consolidada”, conclui o diretor da entidade.

Solução EAD do Icetran foi desenvolvida em parceria com a Bludata. Imagem: Reprodução
Solução EAD do Icetran foi desenvolvida em parceria com a Bludata. Imagem: Reprodução