Quatro mudanças na imprensa que impactam diretamente o seu negócio

Contar com o trabalho de uma assessoria de imprensa vai muito além da divulgação de uma notícia. Mais do que a produção de um release ou o acompanhamento de uma gravação, tem a ver com estratégia, posicionamento de marca, aproveitamento de cada espaço na mídia, planejamento. E dentro deste escopo, uma das coisas mais importantes que a equipe de comunicação precisa fazer é acompanhar as mudanças de mercado que impactam diretamente o trabalho da assessoria.

Separamos aqui quatro dessas questões e como agir diante de cada uma delas. Olha só:

– Agilidade na propagação de notícias

A internet mudou muita coisa nas nossas vidas e uma delas foi a rapidez com que as informações se dissipam. O tempo de vida de uma matéria é cada vez mais curto e em pouco tempo ela pode ser substituída por outra. As notícias factuais saem rapidamente graças aos sites e redes sociais. Isso significa que, ao ter um bom furo em mãos, repórter nenhum irá aguardar o dia seguinte. Quando a sua empresa é a protagonista dessa novidade – seja ela boa ou ruim – não pode perder tempo em se posicionar ou dar aquela entrevista que a assessoria tanto insiste. Tempo não é só dinheiro, mas também oportunidade. Não deixe passar.

– Novo posicionamento no impresso

Com a ascensão da web, os jornais e revistas também precisaram se reinventar. Basta analisar o segmento para perceber que, cada vez mais, matérias bem elaboradas, notícias que vão além do cotidiano e informações bem estudadas estão em alta. São informações de mercado que passam a ser esmiuçadas, a rotina e o estilo de vida das pessoas e novidades que não perdem validade tão rápido. Em relação ao seu negócio, o que muda é a estratégia de abordagem no impresso. É preciso tratar esses veículos de forma diferente e pensar em pautas que se encaixem nessa realidade. Informações setoriais e sugestões que usam sua marca como um case e não apenas o centro das informações são exemplos de como se pode manter a presença neste tipo de mídia.

– Fake news em alta

Você com certeza se depara com centenas de informações de origem duvidosa toda vez que acessa as redes sociais. De fato, esse é um problema cada vez mais comum e a sua empresa não está livre de passar por isso. Aqui o trabalho não é só da assessoria de imprensa, através da divulgação de informações factuais, bem apuradas e claras, mas também de uma equipe de mídias digitais, que possa monitorar as informações e manter dados confiáveis nas suas páginas oficiais. Em alguns casos, vale ainda a elaboração de notas de esclarecimento.

– Pessoalmente, por e-mail, telefone ou mensagem?

Se você já trabalha há alguns anos com assessoria de imprensa deve ter notado uma mudança também no formato de apuração de dados. Antes as entrevistas eram feitas, impreterivelmente, pessoalmente – o bom e velho olho no olho. No entanto, com redações cada vez mais enxutas, outros formatos de contato com as fontes estão ganhando força. Nesse contexto, a assessoria de imprensa é também uma aliada tanto da empresa quanto da mídia na rápida apuração das informações solicitadas por telefone ou até mesmo mensagens via Whatsapp.

Essas e outras mudanças chegaram pra ficar na imprensa brasileira. No entanto, algumas coisas nunca mudam e precisam estar claras: a sua equipe de comunicação é uma aliada no crescimento dos negócios. Com alinhamento e transparência é possível chegar ao objetivo, com um trabalho bem planejado e executado. Ela é, ainda, uma ponte entre a mídia e a fonte e deve atuar dessa forma, sempre como um instrumento de apoio e fortalecimento dessa relação.