Melz Assessoria de imprensa

SCMC traz capacitações personalizadas da Perestroika para profissionais da cadeia de moda de Santa Catarina
29/06/2015

Há 10 anos, o Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) surgiu com o objetivo de que as empresas da cadeia de moda e design do estado investissem na inovação como maneira de se diferenciar neste mercado. Neste ano comemorativo, o próprio movimento decidiu se reinventar.

O SCMC fechou uma parceria com a Perestroika, uma das mais reconhecidas escolas de criatividade do país. Serão 16 módulos, cada um com cerca de 80 profissionais envolvidos, que trarão novos conceitos em áreas como tecnologia, criatividade e engajamento.

De acordo com o presidente do SCMC, Claudio Grando, a Perestroika está alinhada com o propósito do movimento, que é capacitar as pessoas para que as empresas associadas tenham diferenciais de competitividade nos seus produtos e processos. “Com o conhecimento dos profissionais da escola, nossas pessoas passarão a olhar para o futuro de maneira diferente. Conceitos e ferramentas que podem nos diferenciar agora ou daqui a uma década começam a ser assimilados pela cadeia de moda catarinense”, diz.

O projeto desenvolvido pelas empresas neste ano será um estudo de inovação proposto pelos próprios profissionais, que pode ser nas áreas de processos, produtos e marketing. As soluções serão discutidas com os professores da Perestroika e entre os próprios profissionais.

Design Camp: interação entre profissionais e estudantes permanece
Embora a metodologia tenha mudado, o SCMC não abriu mão de um dos seus objetivos, que é gerar interação entre os estudantes e as instituições de ensino com as empresas. Enquanto os profissionais recebem as capacitações da Perestroika, os acadêmicos participam de seis workshops durante o ano, com temáticas como paixão e inovação.

Em novembro estas duas frentes de trabalho se reúnem e o movimento realizará, em Florianópolis (SCMC), a primeira edição do Design Camp.

Na programação, cinco dias de intensa troca entre os estudantes que passaram pelos workshops e profissionais que estiveram nos módulos da Perestroika. Mesas de debate, capacitações inéditas e palestras com referências nos temas abordados acontecerão neste momento.

Sobre o SCMC
O SCMC está no ano 10 e reúne 18 empresas e entidades de ensino que acreditam que é possível, através da descoberta de uma identidade de moda e design, criar desejo por produtos e marcas produzidos no estado.

São elas: Altenburg, Audaces, Cia. Hering, Círculo, Coratex, Dudalina, Elaiá, Elegance, Fakini, HI Etiquetas, Karsten, Lancaster, Lepper, Loa Underwear, Marisol, Meu Móvel de Madeira, Printbag e Tecnoblu.

Aulas da Perestroika para o SCMC trazem novos conceitos e perspectivas sobre inovação. Imagem: Mia Fagundes

Aulas da Perestroika para o SCMC trazem novos conceitos e perspectivas sobre inovação. Imagem: Mia Fagundes

Profissionais do SCMC são incentivados e pensar em novas dinâmicas e ver a inovação de outras maneiras. Imagem: Mia Fagundes