Se começar a pensar já, ainda dá tempo de aproveitar as férias de fim de ano

Planejamento, destino e orçamento. Especialista em turismo dá dicas do que levar em conta antes de embarcar.

Faltam apenas três meses para a época mais esperada do ano. Não importa se você terá férias coletivas ou vai conseguir apenas alguns dias de folga. De qualquer maneira, segundo o especialista em turismo da Tô Indo, Gelson Walker, o importante é aproveitar o momento da melhor forma possível. “Se a ideia é viajar, principalmente para aqueles que têm poucos dias de descanso, é fundamental ter programado cada minuto”, diz.

Quem já reservou sua compra desde o início do ano, por exemplo, sem dúvidas já garantiu as melhores opções e preços. No entanto, segundo Gelson, ainda é possível planejar a viagem de acordo com cada objetivo. “Caso não tenha conseguido programar o roteiro é preciso começar já. Se você já sabe para onde quer ir, efetuar a aquisição antecipada é a escolha certa. Mesmo próximo das férias, dá para conquistar um valor mais atrativo e com isso maiores alternativas em relação a hotéis e datas, possibilitando também o parcelamento”, destaca.

E se a ideia é não extrapolar com os custos, optar por pacotes completos pode ser a melhor escolha. “Opções que já contam com passagens aéreas, hospedagem e alimentação inclusas são as ideais. Isso evitará gastos inesperados que podem ser utilizados em outras coisas, como compras de roupas, acessórios e lembrancinhas, por exemplo”, comenta o especialista. “E se você tiver uma agência de viagens de sua confiança ou conheça pessoas que já visitaram o destino desejado, fica muito mais fácil ter noção sobre despesas geradas”, complementa.

Agora se o custo do destino escolhido for muito alto, uma opção pode ser encurtar a viagem. “Fazer uma rota com menos dias diminuirá consideravelmente o valor total do investimento. Consequentemente, claro, você terá um tempo menor para aproveitar todas as atrações e pontos turísticos que gostaria”, destaca. No entanto, Gelson ainda sugere outra estratégia. “Abrir mão do rumo escolhido também pode ser uma alternativa. Converse com sua agência para que ela sugira lugares mais econômicos e com um perfil similar. Em contrapartida será possível descansar por um período maior e podendo gastar em outras coisas que sejam prioridades”, completa.

Por onde começar

Veja algumas dicas do especialista da Tô Indo Viagens sobre como planejar:

1) Defina um tipo de viagem: se a ideia é tirar esse tempo para descansar, optar por um destino mais tranquilo como no campo, por exemplo, pode ser o ideal. Já se o objetivo é sair desbravando vários lugares, em um local de maior movimento, a praia é a escolha certa. “O interessante é você decidir em como quer aproveitar esse momento, se é em um lugar mais calmo ou agitado, com frio ou calor, e a partir daí traçar o seu roteiro”, diz Gelson.

2) O segundo passo é pensar no orçamento: se a viagem for feita em família, estipule uma média de valor por pessoa. Como serão mais integrantes no grupo, é possível ainda negociar um orçamento mais atrativo para todos. Pense também em como esse preço poderá ser pago, quais as melhores opções de parcelamento e taxas. “Em épocas de fim de ano uma alternativa muito comum é a utilização do 13º como parte do pagamento, ele pode ser usado como adiantamento das parcelas finais, por exemplo”, comenta o especialista.

3) Deixe a parte burocrática para a agência de viagens: contar com uma empresa de confiança cuidando de cada detalhe tornará o planejamento muito mais fácil. Através dela é possível ter uma consultoria dos melhores lugares para se visitar com cada objetivo, achar os pacotes mais completos e conquistar condições de parcelamento mais facilitadas. “O único trabalho que você terá é aproveitar cada momento sem preocupações”, finaliza Gelson.

Sobre a Tô Indo Viagens
Chancelada pelos mais importantes fornecedores e instituições ligadas a viagens do país, a Tô Indo Viagens tem mais de 10 anos de atuação. Além do atendimento a empresas e viajantes, a marca trabalha ainda com eventos corporativos e com a comercialização oficial de espaços para marcas nos camarotes da Oktoberfest. Mais informações: www.toindoviagens.com.br.